quarta-feira, junho 19, 2013

Ele é paulista - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 19/06

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) deu, discretamente, o primeiro e essencial passo para se candidatar ao governo de São Paulo: transferiu seu domicílio eleitoral de Santarém (PA) para a capital. O petista agora está cadastrado na 1ª zona eleitoral, seção 238, no tradicional colégio Caetano de Campos. Padilha antecipou a mudança do título graças a uma resolução do PT segundo a qual, para ser candidato, um filiado precisa participar de ao menos três plenárias em sua base.

Uma mão... Diante da onda de protestos pelo país, Dilma Rousseff acenou ontem, durante reunião com o ex-presidente Lula e o prefeito Fernando Haddad, com a retomada da renegociação do prazo e dos juros das dívidas das grandes cidades.

... lava a outra A negociação, que estava parada no Ministério da Fazenda, daria a Haddad um discurso caso decida recuar no aumento da tarifa do ônibus. Tomando a frente da solução do impasse, a presidente também tenta evitar ser tragada pela crise.

Quem pisca? Geraldo Alckmin ainda não decidiu baixar os preços do metrô e do trem, mas pediu estudos porque não quer ficar isolado caso Haddad recue do reajuste do ônibus. Auxiliares do prefeito diziam que a chance era remota, antes da reunião com Dilma.

Quem cuida? A PM paulista só foi acionada pela prefeitura depois que o prédio já havia sido atacado por manifestantes na tarde de ontem.

Chapéu alheio Eduardo Campos anunciou com alarde duas medidas que teria tomado para permitir a redução da tarifa de ônibus metropolitano no Recife. Mas uma delas, a desoneração de PIS/Cofins, é da alçada federal.

Guerra fria 1 Beto Richa (PSDB) responsabiliza o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), pelo reajuste do preço do ônibus. "Eu renovei o subsídio estadual e ainda isentei de ICMS o diesel", afirma. O tucano diz que Fruet "tentou jogar no colo" dele a culpa pelo aumento.

Guerra fria 2 Fruet já se queixou das "provocações" do governo estadual. Ele diz que um rombo de R$ 70 milhões no sistema de transporte o impede de baixar a tarifa.

Xis' Enquanto o teto do Congresso era tomado por ativistas, segunda-feira, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), o líder do PMDB, Eduardo Cunha, e outros deputados eram clicados no Instagram em passeio pelo Kremlin, em Moscou.

No front Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, assumiu a defesa de Gabriel Elias, ex-funcionário do governo federal apontado como um dos líderes do protesto contra a Copa das Confederações em Brasília, no sábado.

Ação e... Procuradores da República se reuniram ontem com a bancada do PR na Câmara para discutir a PEC 37, que tira poder de investigação do Ministério Público. O autor, Lourival Mendes (PT do B-MA), também participou.

... reação O líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), propôs retirar a PEC 37 da pauta depois que ela foi incluída na pauta das manifestações.

Eu não O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, não vai aceitar proposta do líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Carlos Bezerra, de criar mecanismos internos de controle no Ministério Público.

Papabus A Prefeitura do Rio atendeu pedido da Infraero e vai criar uma linha especial de ônibus ligando o Galeão à estação de metrô Del Castilho para transportar peregrinos na Jornada Mundial da Juventude, em julho.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Em vez de assumir seu papel de presidente, Dilma pega um avião para se aconselhar com Lula. Fica claro quem é que está no comando."
DO DEPUTADO SÉRGIO GUERRA (PE), ex-presidente do PSDB, sobre a reunião de Dilma Rousseff e do prefeito com o ex-presidente para tratar dos protestos.

contraponto


Aquele abraço
Passava da meia-noite de ontem quando os mais de 200 PMs que faziam a segurança da entrada do Congresso no protesto de segunda-feira foram liberados. O comandante geral da PM, Jooziel Freire, pediu a palavra:

--Queria agradecer o empenho de vocês e pedir que aguardem mais uns 20 minutos porque o secretário de Segurança quer dar uma palavra e está vindo para cá.

Os PMs não esconderam a decepção de ter de esperar para ir para a casa. O comandante tentou animar a tropa, citando o governador Agnelo Queiroz, sem sucesso:

--Ah, e o governador mandou um abraço!

Nenhum comentário: