quarta-feira, junho 19, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O povo não é vagão, é a própria locomotiva de seu destino”
Carlos Ayres Britto, ministro aposentado do STF, sobre as manifestações


DILMA QUER LICENÇA DE LULA PARA DEMITIR CARVALHO

A presidente Dilma já não suporta a convivência com Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, mas ainda não o demitiu porque o ministro é uma indicação pessoal do ex-presidente Lula. E espera que Lula a libere para demiti-lo quando julgar conveniente. A informação é de senadores do PT e do PTB com acesso aos gabinetes do Planalto. Ela se queixa de que ele provoca uma crise sempre que abre a boca.

PREOCUPAÇÕES

Gilberto Carvalho e as manifestações de segunda-feira por todo o país foram temas da conversa de Dilma com Lula, ontem, em São Paulo.

ESPIÃO OFICIAL

Ex-chefe do Gabinete Pessoal de Lula, o ministro Gilberto Carvalho é uma espécie de “olhos e ouvidos” do ex-presidente no Planalto.

PASTILHA VALDA

Após “a voz das ruas”, Dilma torrou R$ 147 mil por hora de voo, mais assessores e seguranças, para ouvir a “voz rouca de Lula” em SP.

À SOMBRA

Lula não quer arriscar o famoso “prestígio” aparecendo em público: adiou participação em um seminário do PT, quinta (20), em Goiânia.

INVASÃO DE HACKERS

O grupo de hackers Anonymous, famoso por derrubar os sistemas da Visa e MasterCard no ano passado, voltou as atenções para o Brasil. Durante todo o dia de protestos os piratas virtuais derrubaram sites e perfis nas redes sociais eleitos como alvos pelos manifestantes. Foram invadidos os sites do Exército Brasileiro, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, além de diversas prefeituras e até do PMDB nacional.

NO ESCURO

O Exército e a Assembleia Legislativa do Rio nem sabiam do ataque. Notaram apenas “problema técnico” em seus sites.

CONTRA A COPA

O site oficial do governo sobre a Copa do Mundo de 2014 foi um dos primeiros a ser derrubado durantes a onda de invasões cibernéticas.

REZA FORTE

Após Berlim, haverá novo protesto de brasileiros no sábado (23) diante da catedral de Colônia, na Alemanha, em “solidariedade ao Brasil”.

LENHA NA FOGUEIRA

Até parece que Gleisi Hoffmann (Casa Civil) quer ver o circo pegar fogo: o pau cantava em SP e a turma do ministro Gilberto Carvalho queimava pneus em Brasília, quando ela baixou decreto dobrando o valor de diárias de quem viaja “a serviço” da Copa das Confederações.

CEM CARONEADOS

Diplomatas estão indignados. Acusam Antonio Patriota de fazer a promoção mais escandalosa dos últimos tempos, furando a fila de mais de 100 diplomatas para promover a irmã de sua chefe de gabinete.

PROTESTO APARTIDÁRIO

Presidente do PSDB-MG, o deputado Marcus Pestana, acha que os tucanos não podem nem pensar em tentar se apropriar dos protestos que invadiram as ruas, país afora: “O efeito seria reverso”.

O COORDENADOR

O ex-deputado tucano Walter Feldman, hoje ajudando a constituir o novo partido, Rede, será coordenador da campanha da ex-senadora Marina Silva a presidente da República, em 2014.

SAÍDA ESTRATÉGICA

Ex-procurador-geral da República, Cláudio Fonteles deixou a Comissão da Verdade por “motivos pessoais”, dias antes da votação da PEC 37. Ex-chefe do Ministério Público, ele é contra a proposta de emenda.

ALMA DO NEGÓCIO

Presidente da Adidas, marca favorita de Fidel Castro, Herbert Hainer

minimizou no jornal Les Echos os protestos no Brasil: “vão acabar quando a Copa começar”. A multinacional faturou aqui € 1,4 bilhão.

AL MARE

A presidente da Petrobras, Graça Foster, e o diretor de eventos especiais da Rede Globo, Amauri Soares – marido da bela apresentadora do Jornal Nacional, Patrícia Poeta –, receberam, em Brasília, a Ordem do Mérito Naval.

NEM VEM

O PT-RN parece que não engoliu a foto do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), com o presidente do DEM, Agripino Maia, desafeto de Dilma Rousseff, festejando a vitória do Brasil contra a França. Henrique Alves deu de ombros.

PENSANDO BEM...

...o cachorro do Lula fez xixi no poste da Dilma.


PODER SEM PUDOR

A lição de Afonso Arinos

Em 1960, Fidel Castro propôs reunir a cúpula dos países “emergentes” da África e da Ásia a Jânio Quadros, que o visitava. A lição coube ao senador Afonso Arinos, que estava na comitiva:
- Os países da África e da Ásia representam, numericamente, uma força maior que nós americanos e com interesses muito diversos dos nossos. Caso esta cúpula se encaminhe para votações cujos interesses não sejam exatamente os nossos, eles formarão maioria, ficaremos expostos e seremos forçados a segui-los, perdendo o controle dos destinos da cúpula e obrigados a aceitar conclusões que não nos sejam favoráveis.
Fidel ficou calado e nunca mais se falou nisso.

Nenhum comentário: