quarta-feira, junho 19, 2013

As manifestações e a Copa - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 19/06

Os governos federal e estaduais estão apreensivos diante de protestos nos estádios. Um país vira sede de uma Copa para atrair novos turistas. Seria muito negativo se manifestantes impedirem torcedores, com ingressos na mão, ou as seleções de chegar aos estádios. Na primeira rodada, já ocorreram ações que tinham esse objetivo.

Petistas no pelourinho
O governador Agnelo Queiroz (DF) e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estão sendo muito criticados no governo Dilma. A presidente deu uma dura em Agnelo, na noite de segunda-feira, porque não gostou de a Secretaria de Segurança ter divulgado uma lista de funcionários do Planalto que estariam envolvidos nos protestos. O governador reconheceu que houve precipitação de seus subordinados. No caso de Haddad, ele está sendo criticado pelo mesmo motivo que o governador tucano Geraldo Alckmin. Ambos se negaram, quando os protestos começaram a ganhar as ruas, a negociar com os manifestantes.



"A mobilização é um repúdio à política marcada pelo fisiologismo e por negociatas. É imperativo ampliar os mecanismos de participação direta da população"
Chico Alencar Deputado federal (PSOL-RJ)

Medo das ruas
Os petistas começaram a fazer gestões para adiar a votação da MP 37, que retira poderes do Ministério Público. Ela está prevista para 26 de junho. Os petistas querem abrir uma nova negociação, pois temem a rejeição da MP.

Os radicais dos radicais
Nem militantes do PSOL e do PSTU escaparam das vaias. Cada vez que um de seus militantes levantava uma bandeira de suas organizações, gerava gritos de protesto. Os manifestantes que saem às ruas estão à margem da esquerda radical.

Para debaixo do tapete
Os sites dos partidos foram econômicos ao tratar dos protestos que sacudiram o país. Os do PT, do PSDB, do DEM e do PMDB não trataram do tema. Os verborrágicos Instituto Teotônio Vilela (tucano) e Fundação Perseu Abramo (petista) silenciaram. Os protestos foram tratados de forma tímida pelo Instituto da Cidadania (Lula). Só tocaram no assunto o PTB, o PPS e o PCdoB.

O candidato
O secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, está em campanha pela vaga deixada por Cláudio Fonteles na Comissão da Verdade. Ele esperava ser indicado para o lugar de Gilson Dipp, que renunciou por problemas de saúde.

Retrato do momento
O Vox Populi fez pesquisa no Rio a pedido do PT. Garotinho (PR) lidera com 24%; Lindbergh (PT) tem 21,2%; Cesar Maia (DEM), 11,4%; e Pezão (PMDB), 8,8%. O governador Sérgio Cabral tem 32,4% de ótimo/bom; e a presidente Dilma, 51,7%.

Traduzindo as ruas
O ex-governador José Serra, em conversa com aliados, comparou as atuais manifestações ao movimento Cansei. "Aquele Cansei não pegou, porque ninguém se mobiliza contra imposto. Agora não, o pessoal está dizendo "enchi o saco"", comentou. Ele acrescentou que ainda há um componente lúdico: manifestação é gostoso de se fazer.

O ministro Antonio Patriota
criticou ontem, em Oslo, no Fórum de Mediação, a estrutura do Conselho de Segurança da ONU e as potências mundiais.

Nenhum comentário: