sábado, junho 08, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O quadro brasileiro, se não é positivo, nos entusiasma”
Antonio Anastasia (PSDB), governador de Minas, e o sistema aeroportuário nacional



LULA TEM VISITADO MÉDIUM FAMOSO

O ex-presidente Lula tem se consultado com o médium João Teixeira de Faria, o “João de Deus”, da Casa Dom Inácio de Loyola, que atrai enfermos de todo o mundo a Abadiânia (GO), a 78 km de Brasília, em busca de suas cirurgia espirituais. Lula esteve com o médium há três semanas, mas não há informações sobre a natureza da visita. O ex-presidente é esperado novamente nos próximos dias.

EM DOMICÍLIO

Quando se submeteu a cirurgia para tratamento de câncer, Lula recebeu João de Deus no Hospital Sírio-Libanês.

AGRADECIMENTO

Amigos de Lula acham que ele tem ido a Abadiânia apenas para agradecer o empenho do médium na sua recuperação.

CELEBRIDADE

Após entrevistá-lo há um ano, a famosa apresentadora de TV Oprah Winfrey, dos EUA, disse ter ficado “maravilhada” com João de Deus.

NO EXTERIOR

O médium de Abadiânia atende em outros Estados e no exterior. Entre 19 e 21 de julho, ele atuará em Basel, na Suíça.

RECURSO MENSALEIRO A CAMINHO DA OEA

Eleito para a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), o ex-ministro Paulo Vannuchi já pode contar com um “pepino” pela frente: o possível recurso do dono do Partido da República (PR), Valdemar Costa Neto (SP), mensaleiro condenado no Supremo Tribunal Federal. Ele ameaça com um recurso alegando “cerceamento de defesa” no julgamento do mensalão.

EXPERTISE

Integrante da ala esquerdopata do primeiro governo Lula, Vannuchi foi secretário de Direitos Humanos.

INTERLOCUÇÃO

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ajudou na negociação entre Prefeitura de Natal e professores para encerrar a greve da categoria.

ROLETA

A Petrobras sairá do Peru para fazer caixa, investindo mais na produção de petróleo no Brasil. É o tal medo de morrer de véspera.

VIDA NOVA

A França indicou o novo embaixador no Brasil, Denis Pietton. A mulher dele estava entre os 90 mortos num acidente aéreo da Ethiopian Airlines, em 2010 no Mediterrâneo, quando era embaixador no Líbano.

AS VOLTAS DO MUNDO

Foragido da Interpol há três anos por tráfico de órgãos entre África do Sul, Israel e Pernambuco, o israelense Gedalya Tauber, 77 anos, foi preso no aeroporto de Roma. Pagava US$ 10 mil a pobres de Recife, onde morava, diz a France Presse. Israel quer condená-lo à prisão perpétua.

A PONTE QUE PARTIU

Lula se vangloriou do “pito” em Dilma sobre o atraso na ponte entre Brasil e Guiana Francesa. A coluna avisou em 2011 que faltava acesso do lado brasileiro. Franceses atravessam de barco e jet-ski alugados.

PEQUENO NOTÁVEL

Até o minúsculo Vietnã festeja o salto de sua balança comercial com o Brasil, que aumentou 48,5% com exportações de pescado, sapatos, celulares, telefones e tecidos, superando a antes imbatível China.

REBELIÃO

O deputado João Arruda (PMDB-PR) critica que o único foco do PMDB é fazer o vice-presidente da República: “O projeto pessoal se sobrepõe ao coletivo. Assim, não elegeremos nem um terço da bancada federal”.

BRIGA INTERNA

Apesar de o vice Eduardo Pinho ser do PMDB, o governador catarinense Raimundo Colombo (PSD) terá trabalho para impedir a candidatura de Mauro Mariani (PMDB) ao governo estadual, em 2014.

CENÁRIO DIFÍCIL

Com poucas opções na Bahia, o PSDB cogita lançar ao governo, em 2014, o empresário João Gualberto, ex-prefeito de Mata de São João. O deputado Antônio Imbassahy já informou que está fora do pleito.

PELA TRANSPARÊNCIA

Abarrotada de pedidos de informação sobre o uso da cota parlamentar, a primeira-secretaria da Câmara vai capacitar os gabinetes a cadastrar as notas fiscais dos deputados. Em onze meses, dos 27,9 mil pedidos de informação, 7 mil foram sobre o chamado “cotão”.

FALA QUE EU TE ESCUTO

O presidente Barack Obama, dos EUA, garante que “ninguém ouve os telefonemas” que o governo grampeou. Dilma diz que só ouve Lula.


PODER SEM PUDOR

PALAVRA DE SEQUESTRADOR

Aspone para assuntos internacionais aleatórios do então presidente Lula, Marco Aurélio Garcia certa vez foi convidado a explicar, na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, por que o governo não considerava terroristas os narcoguerrilheiros das Farc. O tucano Luiz Carlos Hauly (PR) provocou: "são bandidos, sequestradores e traficantes". O deputado Fernando Gabeira (RJ) pediu um aparte:

- Preciso ouvir o convidado sobre isso, mas se ele disser que não fala com sequestrador, tenho que ir embora.

Todos caíram na gargalhada: é que Gabeira participou do grupo que sequestrou o embaixador americano, nos anos 1960, durante a ditadura.

Nenhum comentário: