sábado, junho 08, 2013

Alô, Bolsa Família - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 08/06

Assim que for aprovada a medida provisória que regulamenta pagamentos através de celulares, grande parte dos beneficiários do Bolsa Família poderá receber por esse mecanismo. Técnicos dos ministérios das Comunicações e do Desenvolvimento Social já discutem a implementação do sistema. A nova modalidade facilitará o acesso das 13 milhões de famílias aos recursos, sem necessidade de o beneficiário ir ao banco. Para o governo, a vantagem será a diminuição de custos.

Como faz 1 
O serviço previsto na MP, que deverá ser aprovada pelo Congresso até o fim do ano, funcionará por meio da criação de uma conta bancária vinculada à linha telefônica.


Como faz 2 
Com crédito em conta, o beneficiário poderá pagar, por exemplo, taxistas e pequenas compras. O governo estuda com o Banco Central fixar um valor máximo para essas operações.

Sob nova... 
A nova gestão da Funai (Fundação Nacional do Índio) terá como prioridade a melhora na qualidade de vida dentro das reservas indígenas, e não a ênfase em novas demarcações.

...direção 
O modelo é similar ao adotado por Dilma Rousseff no Incra, quando foi reduzido o número de novos assentamentos em relação ao governo Lula, mas liberados mais recursos para projetos de lavoura dentro dos já existentes.

SOS 
Além disso, segundo interlocutores do Planalto, o órgão terá como missão melhorar a questão da saúde indígena, o que reforçará o papel do Ministério da Saúde dentro das reservas.

Recordar... 
Auxiliares do governo lembram que a ordem de Dilma a José Eduardo Cardozo para demitir Marta Azevedo da Funai ocorreu algumas vezes, como em reunião no Palácio do Alvorada para debater cenários eleitorais, há mais de um mês.

...é viver 
Na ocasião a presidente argumentou, segundo relatos, que a Funai não poderia ter exclusividade nas demarcações de terras de agricultores, e o ministro da Justiça sugeriu mudanças por decreto, sob responsabilidade da Casa Civil. A petista pediu que ele resolvesse a questão internamente.

Nunca antes 
O deputado estadual Campos Machado, maior líder do PTB paulista, selou apoio à reeleição de Dilma Rousseff em 2014, em jantar com o presidente nacional da sigla, Benito Gama. Em SP, manterá aliança com Geraldo Alckmin (PSDB).

Me dê... 
O parecer do Ministério Público favorável à perda do cargo de vice-governador por Guilherme Afif (PSD) vai acelerar o processo que corre na Assembleia Legislativa, segundo avaliação do governo de São Paulo.

... motivo 
O Palácio dos Bandeirantes espera que os deputados da base alckmista sigam a recomendação.

Lá e cá 
Dias depois de participar da Parada Gay, o prefeito Fernando Haddad (PT) foi convidado para a Marcha para Jesus, no dia 29. Foi chamado pessoalmente pelo apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer, que organiza o evento.

Delete 
Em carta à bancada, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), recomenda que nenhum deputado assine a CPI dos Planos de Saúde. "Se alguém tiver assinado por engano, favor entrar em contato para sua retirada'', diz o texto.

SOS 
O pedido de CPI foi protocolado na quinta-feira pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), com 192 assinaturas (o mínimo necessário para criar uma comissão são 171). A carta chegou a outros partidos da base governista.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Com esses protestos, o prefeito Fernando Haddad vai sentir na pele o que o PT sempre fez com os governos de outros partidos."
DO VEREADOR ANDREA MATARAZZO (PSDB-SP), sobre as manifestações feitas em São Paulo contra o aumento do preço das passagens de ônibus e metrô.

contraponto

Apenas coadjuvante

O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) se preparava para dar entrevistas para rádios e TVs sobre nova campanha publicitária da pasta, com foco na redução de acidentes entre motoristas profissionais, como caminhoneiros e taxistas. Diante do banner da campanha, o ministro foi solicitado por cinegrafistas a fazer um pequeno movimento, deixando livre para as câmeras a imagem da protagonista da peça, a cantora Paula Fernandes.

--Entendi quem eles vão focar --disse uma assessora.

--A imagem dela é muito melhor, né? --brincou o ministro com os cinegrafistas.

Nenhum comentário: