sexta-feira, maio 03, 2013

Derrota à vista - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 03/05

A cúpula do PMDB no Senado relatou à presidente Dilma, ontem de manhã, que há dificuldades para votar a MP dos Portos. Disseram que na base aliada existe muito descontentamento com o governo. E que o clima piorou com a posição do Planalto de não ceder nas negociações e antecipar vetos. Por isso, o Executivo já trabalha com um plano B: enviar projeto de lei sobre o tema.

O palanque paulista
O debate sobre a candidatura do PT ao governo de São Paulo se intensifica. A presidente Dilma precisa de um candidato forte no estado. O favorito para assumir a tarefa continua sendo o prefeito Luiz Marinho (São Bernardo do Campo), que tem como padrinho o ex-presidente Lula. Sobre referências ao nome do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), os petistas contam que, além de não ter a simpatia de Lula, enfrenta resistências na base do partido. O ministro Alexandre Padilha (Saúde), também citado, é eleitor no Pará, e não pretende mudar seu domicílio eleitoral sem que exista uma decisão do partido em São Paulo pela sua candidatura.

"Depois que o Kassab disse que o PSD não quer ministério para apoiar o governo Dilma, não sei se é conveniente que o Afif Domingos aceite um cargo"
Saulo Queiroz Secretário-geral do PSD

Novo comando
O delegado José Alberto Iegas, que era superintendente no Paraná, será o novo diretor de Inteligência da Polícia Federal. Ele assume no lugar de Maurício Valeixo, que foi promovido a adido da PF nos Estados Unidos.

Saia-justa
Dias antes de a presidente Dilma ir a Petrópolis (RJ), em 25 de março, para missa em memória das vítimas das chuvas, assessores do Planalto estiveram com o bispo Dom Gregório Paixão. Eles queriam uma cópia do sermão que ele faria na cerimônia. Surpreso, Dom Gregório disse que não poderia atendê-los, pois nunca escreve suas homilias.

Sem lenço e sem documento
A PF fez uma recomendação ao Vaticano: que não esqueça os documentos do Papa Francisco em sua vinda ao Brasil para a Jornada da Juventude. Na última visita de um papa ao país, o Papa Bento XVI, em 2007, esqueceu o passaporte. Como seria um absurdo barrá-lo, a PF o liberou. Já o Papa Francisco, por ser argentino, para entrar no país, basta apresentar sua carteira de identidade.

Só serve para vice
A eventual candidatura do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ao governo do Rio enfrenta resistências no PMDB. Lideranças do partido interpretam seus movimentos recentes como uma tentativa de furar a fila.

Maduro vem aí
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deverá vir ao Brasil na próxima quinta-feira. Ele fará um giro pelos países da região e pediu à sua assessoria para tentar viabilizar uma agenda com a presidente Dilma.

Ponto Final
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) liga para explicar: "Bernardo Figueiredo é o coordenador do Programa de Investimentos em Logística. A Casa Civil monitora e cobra resultados. E continuará monitorando e cobrando".

A próxima reunião dos Brics, no ano que vem, será em Fortaleza (CE). A escolha é da presidente Dilma, que assumirá a presidência do bloco em 2014.


Nenhum comentário: