quinta-feira, abril 04, 2013

Ele é o cara - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/04

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, é nome forte para vice na chapa de Luiz Fernando Pezão (PMDB) ao governo. A despeito de sua ligação com o governador Sérgio Cabral, Beltrame também está nos planos do PSB, que o quer filiado ao partido, para habilitá-lo a ser o candidato a vice-presidente em eventual chapa liderada pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Procuram-se tocadores de obras
A contratação de engenheiros portugueses e espanhóis para tocar obras no Brasil foi um dos temas do encontro, na última quinta-feira (28 de março), entre o ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe Gonzales e a presidente Dilma. O espanhol relatou que estavam sobrando engenheiros na Península Ibérica devido à crise internacional. Com o apoio de prefeitos, governadores e empreiteiras brasileiras, a presidente Dilma deve abrir o setor para contratos temporários, de dois ou três anos, para suprir as necessidades. Um ministro argumentou: "Há uma brutal carência. A despeito das estatísticas, o Brasil está crescendo. Não queremos importar mão de obra à toa".

Bem me quer, mal me quer...
O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, ligou ontem para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e comunicou: se o Botafogo tirar o time de campo, o Fluminense tem interesse em assumir a administração do Estádio do Engenhão.

Líder "hi-tech"
Para dar maior agilidade à ação política da bancada do PSDB na Câmara e viabilizar a rápida unificação de posições, o novo líder, Carlos Sampaio (SP), criou um chat de mensagens por celular com acesso para todos os deputados. Por ali, pedem reforço no plenário e, nas comissões, unificam posições, trocam projetos e marcam reuniões.

Sonho de consumo
Tucanos e socialistas relatam que o governador Geraldo Alckmin (SP) gostaria do apoio de dois candidatos ao Planalto: Aécio Neves e Eduardo Campos. O seu vice seria Márcio França (PSB), e o nome ao Senado, Bruno Covas (PSDB).

Na mesma sintonia
O governador Eduardo Campos (PSB-PE) sugeriu à presidente Dilma que desonere as companhias estaduais de saneamento do PIS e do Confins como forma de baratear o custo da água. Os tucanos lembram que, ao assumir o Senado, em 2010, Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou PEC fazendo exatamente isso: tirando os impostos federais do preço da água. O projeto foi bloqueado pelo PT.

O PTB quer o cargo
Com a posse de César Borges no Ministério dos Transportes, o comando do Banco do Brasil não quer que vá para as mãos do PTB a vice de Governo. Prefere que a função seja acumulada pelo vice de Agronegócios, Osmar Dias, do PDT.

Prestando contas
O Ministério da Educação explica que o ministro Aloizio Mercadante esteve no ato de assinatura de acordo de revalidação recíproca de diplomas de Engenharia entre Brasil e Portugal. Mas quem assinou o acordo pelo Brasil foi a Andifes.

DA CASA. 
No Planalto, o líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), é tratado pelo apelido dos tempos de militância no PDT: "Bolinha".

Nenhum comentário: