sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Questão de imagem - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/02

Questão de imagem
Ao entrar abertamente na articulação de uma alternativa à escolha de Renan Calheiros (AL) para a presidência do Senado, Eduardo Campos tinha um objetivo claro: marcar a diferença entre seu PSB e o PMDB. O governador de Pernambuco e seus aliados não tinham esperança de derrotar Renan, mas entendem que, ao desafiar o excesso de poder peemedebista e a eleição de um potencial réu no STF para o comando do Congresso, o partido ganha pontos com o eleitorado.

Troca... A articulação do grupo de Renan Calheiros (AL) para dar a José Sarney (AP) o comando da Comissão de Constituição e Justiça não avançou, e a vaga deve ir para Vital do Rêgo (PB), que presidiu a CPI do Cachoeira.

... geracional Dois outros cristãos-novos no PMDB, Ricardo Ferraço (ES) e Waldemir Moka (MS), devem ser contemplados com o comando das comissões de Educação e Assuntos Sociais.

Trocadilho Apoiadores de Pedro Taques recorreram a uma antiga música da apresentadora Angélica para formular um slogan: "Vou de Taques", repetiam ontem, trocando o táxi da letra pelo sobrenome do pedetista.

3 em 1 A declaração da procuradora Sandra Cureau de que entrou com três ações de inconstitucionalidade contra o Código Florestal para ter mais chance de êxito repercutiu mal no STF.

Bingo "Processo não pode ter sabor lotérico", diz Marco Aurélio Mello. O ministro critica a escolha de três relatores (Gilmar Mendes, Luiz Fux e Rosa Weber). "A racionalidade cai por terra."

Fora O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, se declarou impedido de decidir sobre a abertura de Processo Administrativo Disciplinar contra o ex-adjunto José Weber, acusado de envolvimento no esquema de tráfico de pareceres investigado na Operação Porto Seguro.

Escala 1 O governo deverá dividir em duas etapas o road-show programado para apresenta a investidores estrangeiros os projetos de concessões do governo na área de logística, a partir de dia 5.

Escala 2 Pequim e Berlim saíram do roteiro, que deverá começar por Nova York e Londres e, após 15 dias, seguir para Tóquio e Cingapura. Um dos motivos da mudança é viabilizar a participação de Guido Mantega (Fazenda) em todas as cidades.

Banho... Concentrado no primeiro mês de governo em mergulhar no funcionamento da máquina da prefeitura paulistana, Fernando Haddad deve seguir conselho de auxiliares e adotar uma agenda de mais eventos externos.

... de povo A fase de contato popular do petista começará com um giro pelas regiões das 31 subprefeituras.

Pódio Filho de José Genoino, Ronan Kayano foi nomeado pelo governo de Haddad para a supervisão técnica da Coordenadoria de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer da capital, controlada pelo PTB.

Vai que é sua Ao devolver à pauta da bancada do PT o debate sobre a regulação da mídia, Rui Falcão colabora com os que tentam tirar o tema da agenda do Planalto. Petistas entendem que Dilma, a despeito de ter recebido Franklin Martins, entusiasta do assunto, não tratará do marco regulatório agora.

Trégua Beto Richa foi ontem ao STF pedir que Joaquim Barbosa revise texto da súmula vinculante da guerra fiscal, que consta na pauta da corte. O tucano teme prejuízo para o Paraná caso a decisão retroaja, pois isenções negociadas em especial no setor automotivo seriam anuladas.

tiroteio
Estou esperando a presidente Dilma Rousseff convocar cadeia nacional de rádio e TV para explicar o aumento do preço da gasolina.

DO SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB-MG), sobre o pronunciamento que Dilma fez para anunciar a redução da conta de luz, que a oposição considerou eleitoreiro.

Contraponto


Alívio imediato


Durante almoço em churrascaria de Brasília, na segunda-feira, Fernando Haddad se queixava ao colega Luiz Marinho das crises que é obrigado a enfrentar no início de governo em São Paulo. O prefeito de São Bernardo, que inicia seu segundo mandato, interrompeu, lembrando da acirrada disputa eleitoral com José Serra, em 2012:

-Resolver problema na administração é coisa boa. Ruim está para o Serra, que perdeu...

Haddad completou, em tom irônico:

-Esse tem sido meu consolo. Toda vez que vejo um problema, penso que derrotei o Serra e fica tudo bem.

Nenhum comentário: