sexta-feira, fevereiro 01, 2013

O píer em Y vai sair - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 01/02

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, comunicou ontem à presidente Dilma que o martelo foi batido e que a opção técnica foi pela construção do píer em Y no porto do Rio de Janeiro. O informe da decisão ocorreu em reunião, no Planalto, que fez um balanço das obras e dos preparativos para tratar das Olimpíadas de 2016. O governador Sérgio Cabral deu respaldo à decisão da prefeitura.

A vida como ela é
A imagem do PSB e do governador Eduardo Campos (PE), candidato ao Planalto em 2014, pesou, mas não foi o único motivo pelo qual os socialistas desistiram de apoiar Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado. O que desgostou mesmo o partido foi o fato de ficar fora da futura Mesa. Regimentalmente, o partido, com três senadores em 2011, no início da legislatura, não tem direito a cargo na Mesa. Mas com a posterior posse de João Capiberibe (AP), o PSB passou a ter quatro senadores e entendia que isso lhe daria direito a um cargo agora. Chegou a haver uma negociação para que o PT abrisse mão de uma vaga em favor dos socialistas. Não andou.

“Se for este o preço (ficar fora da Mesa do Senado), pagamos. Mas não acredito. O presidente eleito não vai querer a hostilidade permanente do PSDB” 
Alvaro Dias Líder do PSDB no Senado (PR)

Provocação
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) propôs ontem que o partido apoiasse a candidatura de Ricardo Ferraço (PMDB-ES), cujo projeto de reforma administrativa foi rejeitado no plenário, para primeiro secretário. Silêncio na sala.

Ombudsman
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez representação à TV Senado e à Agência Senado reclamando da falta de matérias sobre a eleição a presidente. Os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) tentaram nos últimos dias agendar entrevistas, sem sucesso. Mas, ontem, após a queixa formal de Suplicy, foram chamados a falar.

Procura-se um candidato
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) telefonou para o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pedindo que concorresse a presidente do Senado. Garantiu os votos de todos os tucanos. Simon recusou, e o PSDB vai de Pedro Taques (PDT-MT).

O Planalto vai ter que engolir
O deputado Valdemar Costa Neto (SP), condenado no processo do mensalão, entrou em campo e garantiu a eleição de Anthony Garotinho (RJ) a líder da bancada. Costa Neto quer ver o PR ganhar musculatura e não, necessariamente, alinhado ao Planalto. O candidato da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), deputado Giacobo (PR), não deu nem para a saída.

O deputado coroinha
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) fez apelo pelo voto a presidente da Câmara, por torpedo, citando a Bíblia: “Se clamares por conhecimento e, por inteligência, alçares tua voz... Você representa nação que merece ser respeitada.”

Espirituoso
Há de tudo um pouco nas redes sociais. Ontem, por exemplo, circulava a frase: “Querida Dilma, favor abaixar o preço da gasolina e subir o da energia, porque é mais fácil eu fazer um gato do que achar um poço de petróleo!”

O PREFEITO EDUARDO PAES
 e o governador Sérgio Cabral (RJ) convidaram a presidente Dilma para passar o aniversário do Rio (1º de março) na cidade.

Nenhum comentário: