sábado, janeiro 05, 2013

Redução de danos - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 05/01


Enquanto técnicos da Fazenda buscam equação para a dívida da Prefeitura de São Paulo com a União, o governo de Dilma Rousseff ajudará o aliado Fernando Haddad a enfrentar o período das chuvas, desafio inicial da gestão petista. Por meio do PAC, o Ministério das Cidades acaba de autorizar o repasse de R$ 640 milhões para três obras emergenciais antienchentes na capital: a drenagem nos córregos Aricanduva e Zavuvus e a contenção de encostas em 13 áreas de alto risco.

Mutirão Inspirado no modelo da gestão de Marta Suplicy (2001-04), Haddad quer treinar 400 moradores de áreas de risco para atuar na Defesa Civil, antecipando a evacuação de moradias na iminência de deslizamentos.

Sinal amarelo A manifestação de sem-teto que bloqueou ontem o acesso ao edifício Matarazzo, sede da prefeitura, aumentou a tensão entre petistas que alertavam Haddad sobre as expectativas que sua campanha alimentou nos movimentos sociais.

Onde pega Aliados do prefeito temem que a pressão contamine o debate do Plano Diretor, prioridade zero da Câmara para 2013.

Expediente Haddad tem permanecido na prefeitura das 8h às 20h nos primeiros dias de governo. O almoço, do qual participam grupos de secretários, é servido em sala anexa ao gabinete, com cardápio frugal: filé de frango, arroz, salada, purê e frutas da estação de sobremesa.

Belezura Andrea Matarazzo (PSDB) mandou reformar seu gabinete na Câmara paulistana, herdado do comunista Jamil Murad, que não se reelegeu. O tucano retirou divisórias e mandou pintar as paredes de "off white", tonalidade de branco comum em vestidos de noiva.

Companheiros Ligado à CUT, Carlos Grana (PT) nomeou Cícero Firmino, da Força Sindical, para a Secretaria do Trabalho em Santo André.

Discurso... Criticada por ministros, a declaração de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) contrariando o STF quanto à perda de mandato de condenados no mensalão foi interpretada por correligionários como manobra para estancar o avanço das candidaturas de rivais à presidência da Câmara.

... de campanha Peemedebistas afirmam que Alves, no final do ano passado, mostrava-se refratário ao enfrentamento com o Supremo para evitar desgastes antes de assumir, mas mudou de conduta ao ser informado do avanço dos rivais. "Ele está tentando neutralizar", diz um congressista da sigla.

Calculadora Nas contas feitas por parlamentares governistas, Rose de Freitas (PMDB-ES) e Julio Delgado (PSB-MG) já teriam alcançado, juntos, mais de 150 votos. O patamar ainda é insuficiente para abalar o favoritismo do atual líder do PMDB.

Catraca Dirigentes da seção pernambucana da UNE preparam série de manifestações contra o aumento da passagem de ônibus na região metropolitana de Recife, anunciado ontem. Petistas querem usar a ofensiva para melindrar o governador Eduardo Campos e o prefeito Geraldo Júlio, ambos do PSB.

Passivo 1 Tramitam na TSE 10.625 ações de 2012 passíveis de revisão. Parte expressiva pode alterar as composições de Câmaras municipais e prefeituras. São decisões monocráticas (individuais), que abrem margem para agravos ao plenário da corte.

Passivo 2 No ano passado, deram entrada no Ministério Público Eleitoral 22 mil processos, mas o tribunal anunciou, em dezembro passado, que foram distribuídos apenas 14 mil aos ministros.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio
"Demorou um ano para o PSDB introduzir a internação compulsória? Está na cara que a operação na cracolândia foi marketing puro."
DO PRESIDENTE DO PT-SP, EDINHO SILVA, sobre as medidas recém-anunciadas pelo governo paulista para o tratamento de dependentes no centro paulistano.

contraponto


Boi na linha


Enquanto se reunia com secretários no Palácio dos Bandeirantes para despachar em plena noite de domingo, Geraldo Alckmin resolveu checar informações sobre obras de seu governo no interior do Estado. Telefonou, então, para um prefeito e anunciou solenemente.

-Alô, aqui é o Geraldo Alckmin. Tudo bem?

O prefeito desconfiou que estava sendo vítima de um trote por causa do horário da ligação -já passava das 19h. Respondeu em voz alta, sem titubear:

-Ah, sei, a essa hora? Tudo bem, se for assim, aqui quem fala é George Bush.

Nenhum comentário: