sábado, janeiro 05, 2013

Quem vai deter Eduardo Campos? - JORGE BASTOS MORENO - Nhenhenhém


O GLOBO - 05/01


As principais lideranças políticas do país já trabalham com o seguinte cenário eleitoral para o ano que vem: Dilma x Eduardo Campos x Aécio.

A dúvida é apenas em relação a Aécio, não naquilo que depender dele. Pelo contrário, o senador já assumiu sua condição de candidato. É que, em se tratando do PSDB, hoje, ninguém faz nada sem o aval do governador Alckmin.

A candidatura Eduardo Campos já tem adeptos de mais para ser desfeita sem danos políticos ao governador de Pernambuco. E une o estado inteiro, menos o PT, naturalmente.

- A candidatura, não ele, avançou demais. Não dá mais para recuar! - afirma o até ontem maior adversário de Campos, o ex-governador Jarbas Vasconcelos, um dos líderes da oposição ao PT.

Dilma também trabalha com a hipótese, menos Lula. Para o ex-presidente, a hipótese Eduardo Campos não existe. O que existe é a candidatura Eduardo Campos.

Em forma
FH, no "Manhattan Connection", perguntado sobre com quem ficaria numa ilha deserta, se com Angelina Jolie ou Gisele Bündchen, respondeu na bucha:

- A Suellen! Se pudesse. Mas, com a minha idade, não ousaria tanto. Não passa de sonho de velho.

Elegância
Pois não é que a coluna conseguiu localizar a "Mulher do Ano" numa ilha perto do Caribe, acompanhada de um bando de amigas?!

- Ilha deserta???? Não poderíamos trocar por uma linda tarde de sol na Prainha????? Na verdade não sou muito fã de lugares desertos, mas certamente adoraria conversar com alguém que tem as maiores qualidades que um homem pode ter, independentemente da idade. Fernando Henrique é um homem inteligente e lisonjeador. Estou envaidecida com os elogios.

Gêmeos
Chalita está mandando e desmandando na prefeitura de São Paulo mais do que o prefeito Fernando Haddad.
Até quando? Não sei!

Mas deve durar por um bom tempo. É que a família Haddad, inclusive a Primeira-Mãe, passou o réveillon na casa do futuro ministro da Ciência e Tecnologia, e dona Norma saiu encantada com o anfitrião, ao ponto de dizer que iria adotá-lo como filho.

Não será difícil. O próprio filho dela, que é a vaidade em pessoa, reconhece ser muito parecido com Chalita.

Ladino
Renan Calheiros está trabalhando sua candidatura à presidência do Senado em surdina. Pretende anunciá-la somente às vésperas da eleição e, assim, evitar que ela exponha o seu passado de presidente deposto. Acha que, agindo assim, a mídia se esquece dele. Leda certeza!

Se não sou eu...

Afago
Ah, já ia me esquecendo, ainda na entrevista ao "Manhattan Connection", perguntaram a FH quem ele gostaria, entre Lula, Collor e Sarney, de ter como parceiro de naufrágio por dez anos numa ilha. E ele, de chofre:

- Sarney! Pelo menos conversaríamos sobre literatura e uma porção de coisas amenas.

Emoções
Pois não é que, a exemplo da Isis Valverde, fui encontrar Sarney na solitária ilha do Curupi, no Maranhão. "O dono do mar" e ex-dono desta coluna estava emocionado. Primeiro, com o meu telefonema (há um ano ele não saía aqui ). Depois, com as declarações do outro ex-amigo:

- As declarações foram muito generosas. Nós dois não precisaríamos de uma ilha deserta para estarmos juntos. Eu gosto dos livros do FH, e ele, dos meus. E gostamos muito de literatura.

Embate
Sarney já até sonha com esse encontro:

- Eu aproveitaria para puxar um tema que Fernando Henrique adora: o seu fascínio pelo Sérgio Buarque de Holanda e de seus embates com Gilberto Freyre.

Velhos babões
Como amigo da Casa do Saber, em nome daquele "feixe de luz" chamado Maria Fernanda Cândido e do Armando Strozenberg, mentores da entidade, ofereci essa meca da cultura nacional como local do encontro entre os dois ex-presidentes.

FH foi o primeiro a aceitar, mas com a seguinte exigência:

Que o debate entre Sarney e ele seja mediado pela Isis Valverde.

Sarney topou no ato. Acha Isis parecida com a sua Saraminda.

Será que na idade deles vou ficar também babão?

Nenhum comentário: