sábado, janeiro 05, 2013

Década petista - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 05/01


Coordenado pelo sociólogo Emir Sader, um livro sobre os dez anos do PT no poder (2003-2013) será lançado em abril pela editora Boitempo. Trará textos de 21 autores próximos ao governo como José Luis Fiori, Marilena Chaui, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luiz Pinguelli, Marcio Pochmann, Marco Aurélio Garcia e Liszt Vieira.

Porcão Rio’s
Eduardo Paes resolveu licitar novamente aquele espaço nobre no Aterro do Flamengo onde funciona a Porcão Rio’s. A churrascaria é administrada hoje por um grupo de investidores financeiros.

Zeca de Xerém
Zeca Pagodinho viajou ontem para Miami, nos EUA. Antes de embarcar deixou a cargo de Eduardo, seu filho mais velho, a tarefa de coordenar o recebimento e a distribuição dos donativos às vítimas da chuva em Xerém, onde viveu boa parte de sua vida.

Delta vende
A juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª Vara Empresarial do Rio, determinou a venda de maquinários, chassis de caminhões, carregadoras, contêineres e outros equipamentos da construtora Delta, a enferma e inidônea. A homologação do plano de recuperação judicial da empresa ainda depende do parecer do MP.

As balas da morte
O Rio de Paz vai às ruas hoje. Levará cartazes e três projéteis do tamanho de uma pessoa ao enterro da menina Adrielly, que morreu ontem, vítima de bala perdida, e que fora mal atendida no Hospital Salgado Filho. Foi a quinta vítima deste tipo de violência, em 11 dias, nos bairros em volta do Méier, na Zona Norte do Rio.

TÁ ASSIM DE GAVIÃO...
Porque hoje é sábado tem foto do leitor Laizer Fishenfeld, 82 anos, aposentado que transformou o Jardim Botânico num estúdio fotográfico a céu aberto. Esta belezura da natureza na foto é um gavião-carrapateiro (Milvago chimachima), que tem este nome por conta da fama de comer carrapatos de bovinos e de equinos. É, depois do urubu, a ave de rapina mais conhecida dos brasileiros. O Brasil, como diz o título de uma música de Fubá de Taperoá, “Tá assim de gavião”. Que Deus proteja seu Laizer, o gavião, e a nós não desampare jamais .

Famélicos no ar
Os quatro últimos passageiros servidos no jantar da classe executiva do voo 904, Rio-Miami, de 2 de janeiro, foram surpreendidos por um aviso do chefe dos comissários: os pratos de carne e frango tinham... acabado.

Diálogo que segue...
“Como assim? O que tem, então, como alternativa?”, perguntou um dos passageiros.
“Temos ainda sopa e salada”, respondeu, friamente, o comissário.

Não recomendo...
Irritado, o passageiro perguntou se ele não se envergonhava da situação.
Com franqueza inusitada, o comissário respondeu:
“Você quer a minha opinião pessoal? Eu recomendaria não voar pela American. Esta companhia está quebrando. Só voo pela American porque trabalho aqui.”
Pano rápido.

Caso médico
O ex-ministro Fernando Lyra, 74 anos, foi internado no Hospital Português, em Recife.

Monsieur Silvestre
Veja (ao lado) como será a capa da edição francesa do romance “Se eu fechar os olhos”, do coleguinha Edney Silvestre. O livro será lançado na terra de Piaf em março, pela Éditions Belfond. Em maio, sai a edição inglesa.

Diário da Justiça
A empresa Riana Táxi Aéreo terá que pagar R$ 250 mil de indenização para a família de Guilherme Thedim, que morreu num acidente aéreo em 1998, no Rio. Ele pilotava um helicóptero com o instrutor quando foi atingido por uma aeronave que fazia manobra arriscada. O valor foi aumentado por decisão da 18ª Câmara Cível do TJ do Rio.

A vez de Macalé
Jards Macalé, o compositor, cantor e ator, irá dia 23 agora ao MIS, no Rio. Vai registrar sua história no “Depoimentos para a posteridade”.

Trio e convidados
O Trio Preto + 1 começa 2013, quando completa dez anos de sua primeira formação, em grande estilo. Será a atração aos domingos do evento Rider Weekends, que começa sexta que vem, no Jockey do Rio. Vai receber, veja só, craques como Marcelo D2, Alcione, Caetano Veloso e Diogo Nogueira.

Caetano no circo
Aliás, Caetano Veloso vai estrear o “Abraçaço”, seu novo show, em março, no Circo Voador, no Rio.

Em tempo...
Caetano e Circo Voador têm tudo a ver. Vai ser um “reboliçaço”.

Ponto Final
Para quem vive correndo, investindo num incerto amanhã, vale esta frase de Henfil, cuja morte completou ontem 25 anos: “Viver é uma tarefa urgente, porque amanhã é uma coisa que não dá pra pensar, não dá pra fazer planos, hoje é urgente, amanhã é a morte, ontem, graças a Deus, teve ontem!”

Nenhum comentário: