sábado, janeiro 05, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Houve ilegalidades eleitorais, infelizmente, mas não mensalão”
Deputado Ricardo Berzoini (SP) endossa o coro do PT de que mensalão nunca existiu


AÉCIO PATROCINA CRIAÇÃO DE PARTIDO DE SINDICALISTAS

Cotado para disputar a Presidência em 2014, o senador Aécio Neves (MG) tem estimulado a criação do Partido Solidariedade (PS), que será formado por integrantes de movimentos sindicais como Força Sindical, Nova Central e UGT. O tucano quer faturar o apoio do setor – que hoje tem fortes ligações com o PT – nas eleições de 2014 e abrir espaço para debandada de membros de partidos governistas, incluindo o PSD.

EXPECTATIVA

Os organizadores do novo partido, que conta com o apoio do deputado Paulinho da Força (PDT), esperam reunir 37 deputados federais.

FILHO PRÓDIGO

O senador Aécio Neves pediu ao deputado Fernando Francischini (PEN-PR) para se filiar ao Partido Solidariedade ou voltar ao PSDB.

TRAMPOLIM

O deputado Francischini, que recentemente deixou o tucanato pelo PEN, também recebeu convite para se filiar ao PP e ao PMDB.

PRA CHAMAR DE SEU

Os tucanos, que têm fama de elitistas, sonham com braço sindical ligado ao partido, o que o aproximaria das classes média e baixa.

BRASILEIRA VAI PENHORAR AVIÃO DA TAP POR DÍVIDA

Um Airbus 330 da combalida Transportes Aéreos Portugueses poderá ser “garfado” semana que vem, por determinação da Justiça do Trabalho. O arresto do avião será para garantir o pagamento de dívida de quase R$ 750 mil do Consulado Português em Brasília a uma ex-funcionária brasileira. As dívidas das representações diplomáticas de Portugal no Brasil chegam a quase R$ 15 milhões.

PROTESTOS

A privatização da TAP, dirigida pelo gaúcho Fernando Pinto, é alvo de investigação na Assembleia da República e protestos de portugueses.

POR POUCO

A TAP quase foi vendida, mês passado, ao colombiano-brasileiro Germán Efromovich, dono da Avianca do Brasil, o único interessado.

PONTE

O jornal português Público revelou que o escritório do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu facilitou encontros de Efromovich com o governo em Lisboa.

POSTE

Na primeira reunião de secretários, Luciano Rezende (PPS), prefeito de Vitória, disse que gostaria de pregar em um poste o primeiro corrupto que descobrir na prefeitura. Rezende sucedeu a João Coser (PT).

FRACASSO DE BILHETERIA

Condenado no Supremo, José Genoino justificou a posse na Câmara dos Deputados para “honrar os 90 mil votos” em 2010. Mas nenhum eleitor defendeu seu direito “legítimo” de retomar o mandato.

SANTA CEIA

Com lugares previamente marcados, sobrou para Luiz de Deus (DEM-BA) sentar-se ao lado de Genoino (PT) na posse na quinta (3), após Iara Bernardi (PT-SP) trocar a plaqueta indicativa com outro deputado.

Reciclagem

Aliada do novo prefeito paulistano, Fernando Haddad, Luiza Erundina (PSB) justifica porque não apareceu na posse do petista: “viajei com a família pra fazer uma reciclagem. Pouco tenho tempo para eles”.

PORRA-LOUQUICES

O aspone top-top Marco Aurélio Garcia está em Cuba acompanhando a doença de Chávez. Conhecido pela modéstia, o presidente do Uruguai, José Mujica, desistiu porque os médicos o proibiram de visitar o porra-louca.

MARATONA

O deputado Osmar Terra (RS) viaja amanhã para Santa Catarina, e já planeja roteiro de visitas aos correligionários nos Estados, inclusive do Nordeste, em busca de votos para a liderança do PMDB.

RENÚNCIA AGUARDADA

Se o ex-advogado do falecido Leonel Brizola, Siqueira Castro, renunciar ao cargo de conselheiro federal pela OAB-RJ será logo atendido. É muito ruim a sua convivência com nova diretoria da entidade.

CURRAL DA MORTE

O jornalista Jorge Oliveira lançou em Brasília o livro Curral da Morte, que conta a história do tiroteio na Assembleia Legislativa de Alagoas durante o impeachment do governador Muniz Falcão, quando morreu um deputado e dezenas de outros ficaram feridos.

PENSANDO BEM...

...com o presidente em coma, mas “consciente”, a Venezuela é o único país do mundo dirigido por um ectoplasma.


PODER SEM PUDOR

PRESTES, UM ELITISTA

Transcorriam acalorados os debates na Constituinte de 1945. O líder comunista Luís Carlos Prestes ocupava a tribuna quando foi interrompido mais uma vez pelo deputado Barreto Pinto, que desejava estabelecer uma polêmica com ele. Prestes não lhe deu a menor confiança. Sem retirar os olhos do discurso, ele expressou uma visão surpreendentemente elitista:

- Não dou aparte a deputado de 400 votos.

E seguiu em frente.

Nenhum comentário: