sexta-feira, novembro 30, 2012

Sai do estaleiro? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 30/11

O governo garante que o pacote de concessões de portos, cujo lançamento já foi adiado duas vezes, será anunciado na próxima quinta-feira, dia 6, a despeito de evidências de que os investigados na Operação Porto Seguro da Polícia Federal atuaram para favorecer empresas nesse setor. A medida provisória com os pormenores do pacote foi elaborada sob supervisão direta de José Weber Holanda, ex-número dois da Advocacia-Geral da União indiciado pela PF, e está sob revisão.

Prozac Assessores palacianos dizem que Luís Inácio Adams continua atuando nas principais discussões do governo. Ontem foi a reunião sobre royalties. O diagnóstico é que o titular da AGU mantém a confiança de Dilma Rousseff, mas ficou abatido com a queda de Weber, seu amigo há dez anos.

Confiança Dilma nomeou uma amiga de adolescência, Sônia Lacerda Macedo, para comandar a sede da Presidência em Belo Horizonte, função para a qual o ex-presidente Lula designou em São Paulo Rosemary Noronha, investigada pela PF.

CEP Embora recém-montado, o QG mineiro deve ser extinto, assim como o gaúcho. Já a sede paulista, alvo da devassa da PF, deve continuar ativa, pois é bastante utilizada para despachos pela presidente e por ministros.

Viral Petistas distribuíam ontem nas redes sociais reportagem da Agência Brasil, veículo do governo federal, em que a procuradora Suzana Fairbanks nega que haja ligações ou e-mails entre Rose e Lula no inquérito da PF.

Manda ver Dilma negou a auxiliares que tenha orientado operação-abafa para impedir a convocação de ministros para falar sobre o caso Rosemary. "Se quiserem convocar, convoquem", afirmou.

Terminal A única chance de a CPI do Cachoeira ter um relatório aprovado é a apresentação de voto em separado palatável ao PMDB. O partido decidiu jogar contra.

Dom de iludir O PT avisa: se o PMDB derrubar o relatório de Odair Cunha, há risco para a candidatura de Henrique Alves (RN) à presidência da Câmara. "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", diz um petista.

Prata da casa A Congregação de Professores da Faculdade de Direito da USP aprovou ontem, por aclamação, moção de apoio a Ricardo Lewandowski, professor da instituição, pela atuação "independente e corajosa" no julgamento do mensalão.

Expediente Um ministro ironizou parlamentares que querem manter o mandato mesmo após condenados: "Quero ver saírem da Câmara 19h, no meio das votações".

Best-seller A deputada Manuela D'Ávila (PC do B-RS) se rendeu ao sucesso da trilogia erótica "50 Tons de Cinza". Postou foto no Instagram em que aparece com o segundo volume e a legenda: "Oi, sr. Grey, hora do voo. Portanto do nosso encontro".

Inimigo Quem chegava ontem à reunião de prefeitos tucanos, em São Paulo, recebia, junto com o roteiro, folheto intitulado "Kassab é um inepto!". A frase é extraída de uma entrevista do secretário José Aníbal (Energia), desafeto do prefeito.

#tamojunto Após o embate com José Eduardo Cardozo (Justiça), Geraldo Alckmin se desdobra para fechar parcerias com Dilma. O tucano criou ontem comitê paulista para formalizar a adesão ao programa federal "Crack, é possível vencer".

Visita à Folha José Efromovich, presidente da Avianca, visitou ontem a Folha. Estava com Sérgio Poroger, assessor de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"Aqui todo mundo é baixo clero, menos uma cúpula que quer formar entendimento de cima para baixo."

DA VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA, ROSE DE FREITAS (PMDB-ES), sobre sua decisão de lançar candidatura contra o líder do partido, Henrique Alves (RN).

contraponto

Milagre das urnas

Enquanto prefeitos e vereadores do PSDB paulista ouviam palestras de FHC e Geraldo Alckmin, chamou a atenção ontem no Jóquei Clube da capital um carro oficial do Ministério da Pesca, estacionado no local do seminário.

Desceu do veículo Jorge Augusto de Castro, funcionário da superintendência da pasta. Aproveitando a presença de vários prefeitos da região de Tietê, buscava assinaturas e documentos de parcerias. Observando a movimentação, um grão-tucano perguntou:

-Pelo visto, o governo federal quer fazer a multiplicação dos peixes e dos votos em São Paulo.

Nenhum comentário: