terça-feira, outubro 09, 2012

Os vencedores - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 09/10


O PSB e o PSD foram os grandes vencedores do pleito. O PSD, do prefeito Gilberto Kassab, elegeu 493 prefeitos e fez 5,8 milhões de votos. E provocou a derrocada do DEM, que reduziu em 4,8 milhões a sua votação. O PSB foi para 433 prefeituras e fez 2,9 milhões de votos a mais do que em 2008. E colocou seu líder, o governador Eduardo Campos (PE), como alternativa na sucessão de 2014.

O peso da máquina no processo
Numa eleição em 5.564 municípios, todos os partidos têm o que comemorar. Mas os números frios das urnas indicam um recuo da oposição. O DEM, com apenas um governador (RN), perdeu 220 prefeituras e 4,8 milhões de votos. O PSDB, que tem nas mãos as máquinas de oito governos estaduais, entre os quais os de São Paulo e Minas Gerais, sofreu menos, perdendo 112 prefeituras e 630 mil votos. Os tucanos mantiveram viva a candidatura presidencial de Aécio Neves. O PMDB manteve sua suave curva declinante, mas elegeu o maior número de prefeitos (1.016). O PT manteve sua suave curva ascendente, retomando a condição de o mais votado (17,2 milhões).

"Patrus, agora Minas Gerais tem oposição"
Dilma Rousseff
Presidente, sobre a atuação do senador Aécio Neves nas eleições

Dilma não quer perder
A presidente Dilma vai a São Paulo e Salvador, nos dias 20 e 21, apoiar Fernando Haddad e Nelson Pelegrino. Ela avalia ir a João Pessoa e, em relação a Manaus, só vai caso Vanessa Grazziotin (PCdoB) demonstre que tem condições de virar.

Fortalecidos
O casal de ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) é festejado no Planalto devido ao desempenho do PT no Paraná. O PT foi para o segundo turno em Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Em Curitiba, apoiaram
Gustavo Fruet (PDT), que tirou o candidato do governador Beto Richa (PSDB) do segundo turno.

Excesso de zelo
O Ministério Público, com aval da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, queria, na semana passada, que as empresas de telefonia assinassem um terno de ajuste de conduta. Elas se negaram. O setor nunca falhou na transmissão de dados.

Casagrande de olho em 2014
O governador Renato Casagrande (PSB) diz que não apoia ninguém em Vitória. Mas foi ele quem costurou o apoio do PR e do PP para Luciano Rezende (PPS), garantindo tempo de TV. Afirma que não vai entrar na guerra do segundo turno, embora a derrota de Veloso Lucas (PSDB) enfraqueça a candidatura de seu adversário em 2014, o ex-governador Paulo Hartung (PSDB).

Quem tem a força
No G-85 (capitais e cidades com dois turnos), o PT ganhou oito e disputa em 22.O PSDB levou seis e concorre em 16.O PMDB venceu em quatro e briga em 17.O PDT fez três e luta em oito. O PSB conquistou cinco e está no jogo em seis.

Confronto com oposição e aliados
Os petistas terão mais embates com os partidos da base aliada do que com os tucanos no dia 28. O PT vai enfrentar o PSDB em seis municípios. E os partidos aliados em 11: seis contra o PMDB, três contra o PSB e dois contra o PDT.

O GOVERNADOR TIÃO VIANA (AC) e o senador Jorge Viana estão preocupados. O PT ganhou três prefeituras e está na briga em Rio Branco. Tinha 12 prefeitos.

Nenhum comentário: