quinta-feira, setembro 06, 2012

Tensão eleitoral no Planalto - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 06/09

Acendeu a luz amarela no Planalto. Com o PT perdendo espaço na maioria das capitais e com a asfixia pelo julgamento do mensalão, a presidente Dilma percebeu que, se não entrar de cabeça nas eleições, a correlação de forças em seu governo muda drasticamente. Hoje, começa a se reunir com líderes da base para conversas reservadas, em que pedirá ajuda e avaliará o impacto em 2014.

Vem aí o cadastro das punições
O governo publica a partir de hoje, no site da Controladoria Geral da União, lista de todos os funcionários expulsos do serviço público federal, contendo nome completo; o motivo da demissão, no caso de concursados, da destituição, no caso de comissionados, e da cassação da aposentadoria; data da punição; órgão do qual foi expulso; e o link para leitura do processo publicado no Diário Oficial. O cadastro, produzido dentro do espírito da Lei de Acesso à Informação, estreia com uma lista de 3.315 servidores que foram punidos desde 2005.O site será abastecido mensalmente.

“A presidente Dilma Rousseff tem que aprender. Ou concorre a deputada ou asenadora, ou deixa os parlamentares cumprirem seu papel”
Jerônimo Goërgen Deputado federal (PP-RS)

Marcha soldado
A presidente Dilma quer reduzir o desfile no Sete de Setembro. Programado para durar 1h40m, estende-se a quase três horas sob intenso calor de Brasília. O tempo ideal, apontam interlocutores, seria uma hora. A mudança vai ficar para 2013.

Renúncia ao mandato
Condenado pelo STF por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato, o deputado João Paulo
Cunha (PT-SP) deve poupar os colegas do constrangimento de abrir processo de cassação, renunciando. Sinalizou a petistas que aguardará as eleições e a definição de sua pena para apresentar o pedido.

Bom senso
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) observa que, não fosse o bom-senso do TRE, metade dos municípios do Rio não teriam eleição, e outra metade elegeria o menos votado, pela quantidade de impugnações pedidas pelo Ministério Público.

A culpa é de quem?
O governo tentou votar o Código Florestal, mas a Câmara freou suas pretensões. Só levaria a MP adiante se entendesse quem fechou o acordo em nome do Planalto na votação da Comissão Especial. Os ministérios de Relações
Institucionais e do Meio Ambiente empurram a culpa para o Congresso, enquanto senadores e deputados da base falam em falta de articulação.

Isso que é democracia
Tucanos se disseram chocados com fala do chanceler Antonio Patriota, ontem, na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, de que a Venezuela é democrática porque nenhum país retirou embaixadores de lá.

Quanto interesse

Não teve quorum ontem a reunião da Corregedoria da Câmara marcada para ouvir as explicações do deputado Stepan Nercessian (sem partido-RJ) sobre suas relações com o contraventor Carlos Cachoeira.

NO PRIMEIRO MÊS da parceria do Ministério da Saúde com o Facebook para incentivar doações de órgãos, 80 mil brasileiros se declararam doadores.

Nenhum comentário: