quinta-feira, setembro 06, 2012

De FHC para Dilma - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 06/09


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que a nota de Dilma Rousseff em resposta a seu artigo sobre o legado de Lula se atém a adjetivações e não rebate os fatos descritos. "O que escrevi se refere a fatos e não a adjetivar pessoas, e os fatos não foram contestados", afirmou FHC à coluna. O tucano, que, no texto, fala em "crise moral" no primeiro ano de Dilma, ressalva que não quer "bater boca" com a presidente e que a crítica não foi endereçada a ela, mas "ao governo anterior".

Com afeto FHC acredita que o episódio não deixará sequela na sua relação com Dilma, que era amistosa: "Até agora, ela tem me tratado com consideração".

Oremos Para fazer frente à dianteira de Celso Russomanno no eleitorado evangélico, a campanha tucana distribui marcadores de Bíblia junto com santinhos de José Serra. Pela lei, esse material não pode ter número e foto. A saída foi usar salmos.

Replay Satisfeito com o desempenho de Russomanno no debate Folha/Rede TV!, o PRB usará a íntegra das considerações finais do candidato no seu programa de TV.

Mano Fernando Haddad (PT) exibirá em seu site a partir de hoje vídeos com depoimentos de apoio dos rappers Emicida e Rapin Hood, expoentes do movimento hip-hop, forte na periferia paulistana.

Vai indo Na conversa que teve com Lula ontem, em São Paulo, Dilma ficou de pensar se comparecerá ao encontro do ex-presidente com o governador Eduardo Campos (PSB-PE) em prol de Haddad. Ela deve ligar para Campos para acertar sua presença.

Lá e cá Adversário de Márcio Pochmann (PT), candidato de Lula em Campinas, Jonas Donizette (PSB) terá o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) hoje no palanque. A visita foi intermediada pelo mesmo Eduardo Campos que tenta se reaproximar do ex-presidente.

SOS... Lula pediu também ajuda de Dilma para Nelson Pelegrino em Salvador. Pesquisas internas do PT mostram que ACM Neto (DEM) pode vencer a disputa já no primeiro turno.

... Nordeste Ministros de Dilma criticam a falta de ideias novas na propaganda de Humberto Costa (PT) no Recife. E temem que o tucano Daniel Coelho, que subiu 10 pontos em dois meses e tem 15% segundo o Ibope, tome seu lugar no segundo turno.

Mequetrefe 1 Quem acompanha os votos dos ministros do STF estranhou a absolvição de Ayanna Tenório, ex-diretora do Rural, e a condenação de seu subordinado Vinicius Samarane pelos ministros Dias Toffoli, Luiz Fux e Rosa Weber.

Mequetrefe 2 O relator, Joaquim Barbosa, interrompeu o voto de Toffoli, que absolveu Ayanna, para lembrá-lo de que decidiu pela condenação da ex-diretora porque ela era chefe de Samarane.

Em aberto Até segunda-feira Ricardo Lewandowski ainda estava em dúvida sobre se estenderia a Ayanna e Samarane a condenação por gestão fraudulenta, dada à cúpula do Rural. Ficou aliviado com a adesão de colegas a seu voto pela absolvição.

Digital O Planalto atribui o avanço do projeto que destina 10% do PIB à Educação à articulação do líder do PDT, André Figueiredo (CE). O projeto foi encaminhado ao Senado na terça-feira à revelia do governo, que atribui a manobra à pauta eleitoral.

Nem aí Figueiredo diz que educação é prioridade do partido. "Se o governo se acha tão onipotente que os partidos tenham que dizer amém, precisa repensar. Não somos subservientes."

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Todos devem opinar, mas não combina com a democracia a falta de respeito, por mais que se discorde do outro."

DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), relator da comissão do Novo Código Penal, sobre o questionamento técnico a juristas que redigiram o anteprojeto.

contraponto

Teste de fidelidade

Após o segundo debate entre os candidatos à prefeitura paulistana, segunda-feira, o presidente do PSOL na capital, Maurício Costa, se dirigiu ao palco da Rede TV! para cumprimentar Soninha Francine (PPS) e disse:

-Gostamos das suas perguntas. Quero te entregar uma ficha de filiação ao nosso partido.

A candidata respondeu, lembrando que costuma dividir com Carlos Giannazi (PSOL) as mesas de debates promovidos por ONGs e escolas na periferia de São Paulo:

-Melhor não. Se eu entrar no seu partido, muitos eventos só terão um debatedor. Fica sem graça.

Nenhum comentário: