quarta-feira, setembro 12, 2012

Agora é guerra - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/09

O governo resolveu reagir e brigar pela votação do Código Florestal. Está avisando à bancada ruralista e aos deputados da base que, se a MP perder a validade, dia 8 de outubro, cobrará imediatamente todas as multas aplicadas a produtores por desmatamento até 2008, que acabaram suspensas pelo Planalto como forma de aprovar o código no início das negociações.

Base nada aliada
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), garantiu à presidente Dilma que colocará a MP do Código Florestal em votação semana que vem, queiram os líderes dos partidos, ou não. Caberá ao governo negociar com a base quorum, em meio aos últimos 15 dias de campanha eleitoral, e a garantia de que não irá se somar à oposição obstruindo a votação no plenário. O Planalto está irritado com PP, PR e PTB porque notou que os líderes das três siglas estão deixando deputados agirem sozinhos, sem compromisso com o governo. Ameaça, se a MP perder a validade, mandar a fiscalização fazer operação pente-fino.

“Identificamos movimentações financeiras atípicas em todas as 235 empresas que se relacionaram com Cachoeira. Vamos investigar todas, doa a quem doer”
Odair Cunha Deputado (PT-MG)

Cálculo frio
Interlocutores de Dilma dizem que ela escolheu Teori Zavascki para o STF de olho na indicação que poderá fazer, se reeleita presidente, à mesma vaga. Teori fez 64 anos em agosto, idade-limite para assumir o cargo, e faz 70 em 2018.

Condição
A escolha antecipada de Teori Zavascki para a vaga de ministro do STF, que surpreendeu os interlocutores mais próximos da presidente Dilma, ocorreu sob compromisso de que ele não irá participar, em hipótese alguma, do julgamento do mensalão. O entendimento foi firmado no fim de semana, no Palácio da Alvorada, residência oficial.

Sem perdão
Um grupo de ex-presos políticos enviou uma carta à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça pedindo que anule o benefício concedido a Vanderli Pinheiro dos Santos. Descobriu-se recentemente que ele era agente do SNI.

Quanto custa
A Secretaria de Comunicação da Presidência passou a divulgar em seu site todos os pagamentos de publicidade e propaganda feitos a mais de 8,3 mil veículos de comunicação de todo o país desde o começo da gestão Dilma, em janeiro de 2011. É possível ter acesso ao valor pago nesse período a todas as TVs, emissoras de rádio, jornais e revistas.

Finesse
Na última viagem a Nova York, Dilma reclamou da comida do Waldorf Astoria, um dos hotéis mais luxuosos dos EUA. Dia 24, volta à cidade para reunião da ONU e já pediu ao cerimonial que a hospede em outro local. Será no St. Regis.

Battisti superado
Em reunião com o vice-presidente Michel Temer, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, sugeriu que o caso Battisti deixe de pairar como uma “sombra” na relação entre os dois países. Disse que a relação comercial é mais importante.

O GOVERNO LANÇA AMANHÃ, NO PLANALTO, o Bolsa Medalha para incentivar atletas de alto rendimento para as Olimpíadas de 2016, no Rio.

Nenhum comentário: