segunda-feira, agosto 06, 2012

Recuo da tropa - VERA MAGALHÂES - PAINEL


FOLHA DE SP - 06/08

Os advogados de defesa dos réus do mensalão voltam a Brasília para a segunda semana com a estratégia revista: se a ideia antes era pegar pesado com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a decisão após os primeiros dias de julgamento é dar ênfase a argumentos técnicos para tentar derrubar a acusação. A fala serena de Gurgel e o desabafo de que foi vítima de campanha de difamação tornaram arriscada a tática de confronto direto com o chefe do Ministério Público.

Mensalinho 1 A Procuradoria-Geral da República está na mira dos advogados ligados ao PT por conta da página especial voltada a explicar o mensalão para crianças, no ar desde o dia 2. Com infográficos e textos, o site detalha o esquema para professores usarem em sala de aula.

Mensalinho 2 Os advogados do partido alegam que o "Turminha do MPF" faz campanha contra o PT e promove "lavagem cerebral" nas crianças. Eles vão questionar o MP e estudam pedir à Justiça que tire a página do ar.

Moderação Membros do STF defendem que, para que haja tempo de Cezar Peluso votar antes de se aposentar, as falas dos ministros -com exceção de relator e revisor- se limitem a uma hora e meia.

Mecenas Dilma Rousseff manifestou interesse em visitar a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade", que estreou no último fim de semana no CCBB, em São Paulo. O pintor preferido da presidente, Toulouse-Lautrec, faz parte da mostra, com 85 obras do Museu D'Orsay.

Instalação A segurança do Planalto avaliou que seria necessário fechar o prédio só para a presidente por uma hora. Dilma, que fez isso no Taj Mahal, na Índia, desistiu do programa para evitar antipatia do público, que forma filas no centro cultural.

Hits Além de "Índia", na versão de Tiririca, a trilha sonora das greves na Esplanada conta com a pegajosa "Tchê Tchê Rerê", com refrão: "Tchê Tchê Rerê/Ô Dilma vem nos receber".

Berlinda Com as greves se prolongando, a ministra Miriam Belchior (Planejamento), encarregada das negociações, é alvo de críticas contundentes da presidente.

Bandeira... Celso Russomanno pretende procurar dirigentes de PT, PSDB e PMDB para apresentar documentos relativos às denúncias contra o candidato do PRB e negociar pacto de não agressão mais amplo.

... branca O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, deve ficar incumbido das tratativas com os aliados de Fernando Haddad, e Campos Machado (PTB), coordenador político da campanha, falaria com emissários de José Serra e Gabriel Chalita.

Bandejão 1 José Serra programou visitas a programas e obras tidos como "vitrines" de suas gestões a partir de hoje, quando começa a cobertura diária da campanha pela TV. A primeira incursão será a unidade da rede Lucy Montoro, voltada para portadores de deficiência.

Bandejão 2 Para driblar eventuais questionamentos legais, o tucano fará essas visitas no horário do almoço, fora do expediente dos agentes públicos envolvidos.

Are baba A piada que corre no PT é que a propaganda de Fernando Haddad exagerou tanto no bronzeado do candidato no material de campanha que ele está parecendo "um ator de Bollywood'' nos cartazes.

Oioioi Os ministros escalados para gravar mensagens para candidatos aliados estão com agenda de atores globais. José Eduardo Cardozo (Justiça) fará 197 vídeos.

Tiroteio

Não há hierarquia entre prova testemunhal, pericial e documental. Detonar o acusador é a tática de quem não confia na própria defesa.

DA PROCURADORA DA REPÚBLICA JANICE ASCARI, sobre as críticas de advogados do mensalão ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Contraponto

Patrulha da praia

O ministro Luiz Fux, do STF, caminhava pelo calçadão de Ipanema há três domingos quando encontrou uma amiga que o aconselhou a não ir em direção ao Leblon, onde era realizada uma panfletagem pela condenação dos réus do mensalão.

Preferiu seguir no sentido oposto, até o Arpoador. Ainda assim, foi abordado por um casal de idosos:

-Olha lá o mensalão, hein, ministro!

-Ainda bem que vocês falaram. Agora vou prestar atenção -, replicou o ministro, entre bem-humorado e irritado com o assédio em seu raro momento de folga.

Nenhum comentário: