segunda-feira, agosto 06, 2012

Choque elétrico - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 06/08

Jerson Kelman, presidente da Light, despede-se hoje da empresa.
O executivo enviou a diretores e gerentes, ontem à tarde, um e-mail curto em que diz: "Fui informado sexta-feira que, na terça, o Conselho de Administração se reunirá para escolher um novo presidente.”

Assim caminha a...
Ziraldo, talvez em causa própria, lembra que, antigamente, para se referir a um sujeito "vivido e vistoso” todos diziam: "É um belo quarentão!” Exemplo dessa geração foi Carlinhos Niemeyer (1920-1999), do Canal 100.
Depois, com a expectativa de vida maior, "vivido e vistoso” passaram ser os sessentões. Mário Andreazza (1918-1988) foi modelo dessa época.

Segue...
Agora, conclui Ziraldo, adentra o recinto a primeira geração brasileira de... oitentões "bonitos e vistosos”

Oito de 80...
Aliás, Ziraldo, de apenas 79 anos, é o caçula de oito brasileiros de 80 ou mais que receberão hoje homenagem da Associação Comercial do Rio.
Os outros: Israel Klabin, 85; Roberto Paulo Cezar de Andrade, ex-Brascan, 84; Chaja Raquel Schulz, empresária, 83; Paulo Casé, 81; Zuenir Ventura, 81; Fernanda Montenegro, 82; e Marcílio Marques Moreira, ex-ministro, 80.

Cine Dilma
Dia 16 agora haverá uma sessão especial para Dilma de "Heleno” o filme de José Henrique Fonseca.
O longa vei tentar o mercado americano a partir de novembro, com a distribuidora Screen Media.

Morro do Alemão, o filme

José Padilha vai dirigir em 2013 uma adaptação do livro que Rodrigo Pimentel e Gustavo Almeida escrevem sobre a ocupação do Alemão, no Rio.

CALMA, GENTE
Uma polêmica movimenta a pequena Santa Maria Madalena, terra de Dercy Gonçalves, no Noroeste fluminense. Corre no Iphan um processo para tombar o conjunto paisagístico do centro do município, e um grupo de moradores iniciou uma intentona contra a preservação. Alguns até puseram faixas na frente de suas casas. Alegam que, com o tombamento, não seria possível, por exemplo, construir novos andares. A área que o Iphan analisa tem imóveis dos áureos anos do ciclo cafeeiro, no século XIX, e compreende duas praças e oito ruas. O professor de arquitetura e urbanismo da UFF Sérgio Bahia, que participa de projeto de educação patrimonial na cidade, aprova o tombamento: “Ganha a cidade, o morador, o comerciante. Hoje, não há estrutura para turismo, mas há potencial. A preservação é um passo importante para que esta estrutura seja criada.” Eu apoio •

Tesouro leiloado
Parte do acervo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999) vai a leilão dias 10 e 11 agora, no Rio.
À frente, o leiloeiro Raul Barbosa.
São livros com anotações do autor de "Morte e vida severina” manuscritos de originais, cartas trocadas com amigos como Drummond etc.

Segue...
Pesquisadores acham que o material deveria ficar com um acervo público.
Na França, aliás, uma lei dá preferência ao Estado em leilões do tipo.

Última batalha

O selo Primeira Pessoa (Sextante) vai relançar a biografia de Anderson Silva sem citações (como mandou a Justiça) a Rudimar Ferdigo, dono de academia em Curitiba, acusado pelo lutador, no livro censurado, de "pessoa do mal”.
Mas a nova edição trará um capítulo inédito sobre a "luta do século’,’ contra Chael Sonnen, em Las Vegas.

Em tempo...
Estranho o silêncio de muitos escritores com o avanço da censura. Não é um caso isolado. Para citar mais dois, ocorreu com livros sobre Garrincha e Roberto Carlos.

Poder feminino
A Rádio Corredor do Itamaraty diz que Maria Luíza Viotti, hoje representante na ONU, vai assumir nossa embaixada em Washington, no lugar de Mauro Vieira.

Fantasia premiada
Eduardo Spohr, 36 anos, autor carioca de romances da chamada literatura de fantasia, ganhou o Prêmio Fundação Luso Brasileira na categoria Revelação. Receberá em novembro, em Lisboa.
Autor de "A batalha do Apocalipse” e "Filhos do Eden” (Verus), Spohr já vendeu mais de 400 mil livros no Brasil.

Gois em Londres
Não foram só os nativos que abandonaram Londres durante os Jogos, para o lamento do comércio local.
Deu no "Financial Times” que as Olimpíadas atraíram pouco mais de 100 mil turistas. Segundo o jornalão, todo ano, neste período, a cidade recebe uns 300 mil visitantes. Imagina na Copa...

Gordinho simpático
A Reserva, grife carioca que, na contramão da idolatria dominante, usou uma imagem de Che Guevara com nariz de palhaço, agora lança uma nova linha de roupas tamanho GGG.
O garoto-propaganda será nosso músico Léo Jaime. Faz sentido.

Cena carioca
Sábado, por volta de 17h, o motorista do táxi Fox KZL 0107 pôs o, digamos, Tufão para fora em pleno Posto BR da Av. Sernambetiba, perto do Golden Green, na Barra, e... mijou sem cerimônia.
Há testemunhas.

Nina 1x0 Carminha
Sexta, no bar Clipper, no Leblon, onde torcedores do Fla costumam festejar as glórias do time (faz tempo), a turma, de repente, começou a gritar como num gol de Vagner Love (faz tempo também).
Acredite. Era comemoração por mais uma vitória de... Nina sobre Carminha na novela "Avenida Brasil’,’ da TV Globo, que era exibida nos aparelhos do boteco.

Como se sabe...
No capítulo de sexta, Carminha acusou Nina de ter furtado suas joias e passou por maluca. Estava tudo no lugar.

Um comentário:

Maria da Gloria Botelho de Oliveira disse...

Aqui em Santa Maria Madalena os proprietários e donos de casas no centro da cidade estão revoltados porque o prefeito tomou uma atitude arbitrária´pois não consultou nenhum morador se era ou não a favor do Tombamento pelo IPHAN.Criamos uma comissão e vamos lutar pata que não haja o Tombamento.Obrigada Ancelmo.