segunda-feira, agosto 06, 2012

Marcha lenta - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 06/08

A produtividade da indústria brasileira teve queda de 3,7% de janeiro a maio de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. A constatação é de levantamento inédito feito pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

LADEIRA

Segundo a entidade, "ao mesmo tempo em que a produção do trabalhador está se deteriorando, a massa salarial da indústria aumentou 9,6% no período". A CNI afirma que o aumento do custo gera pressão sobre o preço final dos produtos e causa perda de competitividade.

LADEIRA 2

No estudo, a confederação afirma ainda que a perda de competitividade já é sentida com o aumento da capacidade ociosa nos parques industriais e o aumento de estoques nas fábricas. O último índice de utilização da capacidade instalada medido pela CNI, de 80,9%, em maio, é o menor desde fevereiro de 2010.

TUFÃO

Embora diga que prefere ver novela e Olimpíada em vez do mensalão na TV, o ex-presidente Lula está ligado no julgamento. Dispara telefonemas para advogados que estão em Brasília para saber detalhes e a previsão do resultado.

VISITA

Lula espera a visita da presidente Dilma Rousseff hoje, em São Paulo.

BOLÃO OFICIAL

Pelo menos um ministro do STF concorda com o resultado do "bolão" feito por advogados dos principais réus, a pedido da coluna, sobre a possibilidade de José Dirceu ser condenado. Boa parte está segura de que três votos podem ser favoráveis, e quatro votariam pela condenação. Outros quatro seriam "incógnitas", pela discrição.

CERTEZA

O mais curioso, diz jurista que conhece os meandros do STF, é que cada um já tem razoável certeza de como votará. Ou seja, já existe um veredicto sobre Dirceu, mas ele só será conhecido em um ou dois meses, quando os magistrados puderem enfim revelar seus votos.

DEIXA PRA LÁ

A equipe do "CQC" apresentou a José Serra (PSDB), no debate da Band com candidatos a prefeito de São Paulo, uma "carta compromisso" em que ele se comprometeria a ficar "os quatro anos no comando da prefeitura". Serra não assinou.

MALA E CUIA

Luiz Fernando Emediato, publisher da Geração Editorial, abandonou a ideia de se aposentar em setembro. Entregou a editora à filha Fernanda para ser assessor especial do ministro Brizola Neto, do Trabalho.

CASA NO LAGO

E Brizola Neto alugou uma casa no Lago Norte de Brasília. Mudaram do Rio para lá a filha de três anos e a mulher, Juliana -que tentará a carreira de atriz na capital.

REPETECO DE LELECO

O ator Marcos Caruso, o Leleco de "Avenida Brasil", também estará no elenco de "O Canto da Sereia". Foi convidado pelo diretor da novela, Ricardo Waddington.

As gravações da microssérie baseada no livro homônimo de Nelson Motta começam em outubro, após o fim da trama das nove.

VÉU NO BOQUEIRÃO

Cem noivas trajadas a caráter, com véu e grinalda, circularão pela orla de Santos e outros pontos turísticos de 5 a 15 de setembro. A passeata de branco é uma intervenção do Enlace Coletivo de Artes para celebrar o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues. A performance faz parte do Mirada (Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos), realizado pelo Sesc.

A MINHA VOZ É A MESMA. JÁ OS MEUS CABELOS...
Marcelo Justo/Folhapress

A atriz Laura Neiva, 18, cortou os cabelos para viver Cíntia no longa "O Menino no Espelho", de Guilherme Fiúza Zenha. "Até os 14 anos tive cabelo megacurto. Então não foi um choque. Mas tô com saudades dele comprido", diz. O autor da mudança foi seu cabeleireiro há cinco anos, Armando Pereira.

"O Armando vai cuidar do meu cabelo até o fim da vida. Ele é 'low profile', pensa no que é bom pra você, pondera", afirma. No Brasil, a atriz continua sendo a única representante da grife Chanel. "Não ganho dinheiro por isso. É uma amizade. Recebo roupas, cosméticos e vou aos eventos da marca."

NOS TRINQUES

O ator Edson Celulari, o empresário Carlos Jereissati Filho e o gerente-geral do JK Iguatemi, Fernando Bonamico, participaram do coquetel de abertura da loja masculina da Gucci no shopping. Roberto Paz, presidente da grife na América Latina, e o estilista Oskar Metsavaht também estavam lá.

DA SPFW PARA O MUSEU

O estilista Mario Queiroz decidiu dar um tempo da semana de moda São Paulo Fashion Week. Ele, que não desfilou no evento em junho, apresenta hoje sua coleção de verão em passarela montada na Pinacoteca. "Decidi fazer o desfile junto com o lançamento das minhas joias, experimentando novas fórmulas além da SPFW", afirma. A inspiração são as cores e o trabalho do artista venezuelano Carlos Cruz-Diez.

Queiroz, que sempre se dedicou à moda masculina, conta que as roupas femininas estão ganhando mais espaço em seu trabalho. "E estão fazendo com que eu experimente novas matérias", afirma.

Curto-circuito

A exposição "Nova Pintura", com obras de Rodrigo Bivar, entre outros, será aberta ao público hoje, na torre do Santander.

O filme "Corações Sujos", de Vicente Amorim, que estreia no dia 17, foi lançado no Japão com sessões lotadas e críticas positivas.

Alex Atala, Helena Rizzo, Laurent Suaudeau e Alberto Landgraf fazem jantar de lançamento da Associação dos Profissionais de Cozinha, no Manioca.

Gal Oppido inaugura hoje a exposição "Los Angeles e Las Vegas, as Cidades Ilusionistas", na Lume Photos, no Itaim, às 19h30.

O site FC Lifestyle entra no ar hoje.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: