quarta-feira, julho 04, 2012

Quem ri por último - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 04/07

Diante da decisão do PT de lançar a candidatura de Patrus Ananias, a direção do PSB desistiu de intervir em Belo Horizonte. O vencedor do novo embate envolvendo os dois partidos é o senador Aécio Neves (PSDB), que isolou os petistas e se aproximou ainda mais do governador Eduardo Campos (PE), "player" importante em 2014. Campos queria garantir a aliança para não transmitir a impressão de ruptura unilateral com o PT, mas acredita agora que a cizânia é "fato consumado''.

Forcinha O ímpeto com que o antes discreto Marcio Lacerda rechaçou o PT se deve, além da pressão de Aécio, à entrada em cena do sempre explosivo Ciro Gomes, aliado antigo do prefeito e que também anda às turras com os petistas em Fortaleza.

Itinerante 
Em plena disputa velada com tucanos pelo protagonismo na campanha de José Serra, o PSD de Gilberto Kassab, que emplacou a coligação proporcional e o vice, tomará a frente também nas incursões do candidato pelos bairros. Guilherme Afif pilotará "road-show" por 96 distritos paulistanos.

Agora tem Em reuniões direcionadas a líderes de moradores e entidades, o vice-governador apresentará vídeos com o portfólio de obras e programas para cada uma das regiões visitadas. O acervo inclui as passagens de Serra pela prefeitura e pelo governo do Estado.

Reduto Dilma Rousseff dará nova mãozinha a Luiz Marinho (PT), candidato à reeleição em São Bernardo. A presidente estará na cidade campeã de repasses federais sob sua gestão amanhã, penúltimo dia permitido pela lei para inaugurações. Entregará a UPA do bairro Assunção.

Parabólica 
O evento, comandado pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), será transmitido via satélite para outros municípios onde serão descerradas placas em unidades de saúde similares.

Bumerangue O bloco PSD-PSB, com mais de 60 deputados, é visto no Planalto como novo foco de encrenca, desta vez para a sucessão na Câmara. Integrantes das siglas advogam candidatura própria. O PMDB, contudo, diz que o governador Eduardo Campos tem compromisso com Henrique Alves (RN).

Pibinho 1 O Produto Interno Bruto paulista, calculado pela Fundação Seade, cresceu 0,6% no primeiro trimestre em relação ao último de 2011. O índice, que será divulgado hoje, foi impactado sobretudo pelos desempenhos negativos da agropecuária, da construção civil e da indústria automobilística.

Pibinho 2 No ritmo da atividade industrial, apresentam queda mais acentuada os segmentos de vestuário (-11,8%), veículos automotores (-10%), máquinas e equipamentos de informática (-8,7%), material eletrônico e comunicações (-7,3%) e papel e celulose (-2,2%).

No gogó Roberto Gurgel avisou que usará, sozinho, as três horas reservadas para a acusação no julgamento do mensalão. Advogados dos réus acreditam que o procurador-geral da República poderia dividir a tarefa com auxiliares, como permitiu o STF ao fixar as regras da sessão.

Banco Imobiliário Meses após vender a polêmica casa que a CPI investiga se foi comprada por Carlinhos Cachoeira, por R$ 1,4 milhão, o governador Marconi Perillo (PSDB) comprou apartamento em São Paulo por R$ 1,16 milhão. O imóvel foi vendido por André Luiz de Oliveira, seu ex-assessor especial.

Outro lado A assessoria do governador afirma que o apartamento foi comprado para sua filha e diz que André Luiz é amigo de Perillo. Ele foi exonerado em junho.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

TIROTEIO

"Dilma faz bem em se manter distante das eleições municipais. Mas essa decisão deveria valer também para São Paulo."

DO SENADOR PEDRO SIMON (PMDB-RS), criticando a troca de cargos no governo pelo apoio de Paulo Maluf a Fernando Haddad (PT).

CONTRAPONTO

Contratempos femininos


Em palestra para juízes eleitorais do Rio, na Emerj (Escola de Magistratura do Rio), segunda-feira, a presidente do TSE, Carmem Lúcia, falava sobre o sistema de freios e contrapesos da democracia quando se lembrou que um aluno, certa vez, escreveu "freios e contratempos".

-Aluno não tem jeito. Aluno cola. O que a gente faz como professor é apenas dificultar.

E fez uma analogia que arrancou risos da plateia:

-É igual a nós, mulheres. Homem trai. O que gente tem que fazer é dificultar. Não que eu goste... Nem do homem que trai nem do aluno que cola.

Nenhum comentário: