quarta-feira, julho 04, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 04/07


Ocupação de hotéis fica abaixo do esperado no Rio

Passada a Rio+20, o mercado de hotelaria observa os resultados registrados e reflete sobre os próximos grandes eventos que o Rio de Janeiro receberá.

Apesar da tradicional vocação da cidade para atrair visitantes, a ocupação dos hotéis girou em torno de 90% no período em que ocorreu a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, de acordo com o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

Ainda que aparentemente alto, o número ficou abaixo de seu potencial.

"Não lotou. Hotel é feito para lotar. Ter 90% é bom, mas não chegou a 100%", diz Julio Serson, vice-presidente da entidade.

Em acontecimentos como Carnaval e Réveillon é possível atingir o nível máximo, segundo o executivo.

"A expectativa de todos é ter os hotéis mais cheios. Mas o fato de ter sido designada só uma operadora oficial responsável pela administração do evento pode ter atrapalhado."

Os preços praticados ficaram mais de 15% abaixo do registrado em Carnaval e Réveillon, segundo Serson.

"Isso porque não houve lotação. Mas poderiam ter ficado ainda mais baixos com melhor gestão."

Para os próximos eventos, desoneração de taxas e impostos e desburocratização poderão atrair mais investidores ao setor hoteleiro, o que elevaria a oferta e tornaria os preços mais competitivos, segundo a entidade.

SANDUÍCHE EM DOBRO

A rede de lanchonetes Subway pretende quase dobrar o número de unidades no país e ter 1.650 lojas em funcionamento até 2015.

Hoje são 874 lanchonetes. Dessas, 95 foram inauguradas no primeiro semestre deste ano. Outras 240 estão em negociação.

No ano passado, a rede previa chegar em 2015 com 1.500 lojas. O ritmo acelerado das contratações, porém, ampliou o projeto de expansão.

"Antes só trabalhávamos em cidades com mais de cem mil habitantes. Agora vamos para cidades menores, mas que têm um centro industrial ou de estudos", diz a gerente-geral da empresa no Brasil, Roberta Damasceno.

São Luís de Montes Belos, em Goiás, por exemplo, com apenas 30 mil habitantes, tem uma unidade da rede.

O modelo de desenvolvimento da empresa, que permite a instalação de lanchonetes em pontos de vendas pequenos, também facilita a expansão no país. "Temos unidades em postos de gasolina, mercados e faculdades."

874 é o atual número de unidades no Brasil, o quinto principal país para a empresa, atrás apenas de EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália

2.000 sanduíches são vendidos semanalmente em cada loja

LUCRO CONSTANTE

Apenas uma em cada 20 empresas da América Latina cresceram de forma contínua nos últimos dez anos, segundo pesquisa da Accenture.

Metas de receita maiores que as do mercado e profissionais mais agressivos são apontados como alguns dos fatores que ajudaram essas companhias a se expandirem de forma contínua.

Aumentar o número de produtos oferecidos e a atuação geográfica correspondem a quase 80% das estratégias adotadas por essas empresas.

Foram analisados o lucro e o retorno aos acionistas de 529 companhias.

SUPERMERCADO DIGITAL

Inspirado em um projeto da rede Tesco, o Pão de Açúcar lança na sexta-feira a "vitrine virtual", painéis que simulam prateleiras com a imagem de 300 produtos. Por meio de aplicativos, as compras de itens como vinhos, café e pães poderão ser feitas por smartphone ou tablet.

"O objetivo é chegar a locais de grande circulação que não comportam um supermercado", diz Andréa Dietrich, gerente do Pão de Açúcar.

O piloto ficará no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Os planos são de expansão em centros de compras e aeroportos. A entrega poderá ser feita em cerca de 30 cidades, como São Paulo, Fortaleza e Rio.

Liberação... O Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 33,3 milhões em financiamentos da Agência de Fomento Paulista para obras de infraestrutura nos municípios do Estado no primeiro semestre, de acordo com a agência.

...municipal O número é 35% superior ao valor desembolsado pela instituição ao setor no ano passado, segundo a entidade.

Maré... A temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012, que terminou em maio, transportou 805.189 turistas no Brasil, segundo a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

...cheia O número é 5% do total de pessoas que viajaram em navios no mundo. Os cruzeiristas viajaram pela costa brasileira em 17 navios, 8% da frota em operação no mundo.

Confiança... O índice de confiança do comércio do Estado do Rio subiu 5% em maio ante abril, segundo a Fecomércio-RJ. Passou para 142,6, o maior nível apurado para o indicador em um mês de maio.

...em alta O resultado foi influenciado pela avaliação da situação presente, que cresceu 14%. Os segmentos mais otimistas foram calçados, supermercados, farmácias, magazines, roupas e perfumarias.

Tecnologia A Central Nacional Unimed, operadora nacional dos planos de saúde Unimed, investe R$ 13 milhões em tecnologia da informação neste ano.

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