quinta-feira, junho 14, 2012

A revanche - LUIZ FERNANDO VERISSIMO


O ESTADÃO - 14/06



PARIS - No período entre as duas grandes guerras era comum jovens aristocratas ingleses participarem da repressão a movimentos populares e greves. Era uma forma de entretenimento, naquela época e naquele mundo tão bem descritos nos romances de Evelyn Waugh e outros: a luta de classes transformada em esporte para os rapazes queimarem calorias e ajudarem a manter a ordem. Não surpreende que boa parte da aristocracia da ilha simpatizasse com o nazismo - inclusive, suspeitava-se, o próprio rei -, quando seu principal atrativo era o de conter a expansão comunista. Num museu da Segunda Guerra Mundial que visitamos em Cherbourg havia uma exposição de cartazes alemães dirigidos à população francesa durante a ocupação, e o apelo de todos era ao medo do bolchevismo, que o nazismo tinha vindo evitar.

Depois daquele período entre as guerras muita coisa mudou na Inglaterra, que inclusive foi pioneira em diversas medidas formadoras do "welfare state", o estado de bem-estar social que floresceria na Europa a partir da metade do século passado. Mas a Inglaterra também está liderando o combate à crise da dívida com medidas de austeridade mais profundas e duras do que a de países da comunidade europeia em processo de esfarelamento. No caso do governo conservador inglês, como observou o Paul Krugman em artigo recente, além das razões discutíveis, mas defensáveis para a austeridade, existe um componente de puro e mal disfarçado ódio ao "social", que sobrevive na elite inglesa desde os bons e divertidos anos 20 e 30. Ou, para ser mais preciso, desde sempre. Entre todos os objetivos declarados e não declarados do sacrifício de benefícios sociais está o deliberado desmonte do "welfare state" e o fim da social-democracia. Quer dizer, esqueça os arrazoados econômicos e as justificativas bem sonantes. Está-se assistindo a uma revanche.

Perigo. As eleições legislativas francesas deram uma apertada maioria para os socialistas e o apoio que o Hollande precisava para começar a fazer algo diferente no governo. Mas o fato mais notável das eleições foi o bom desempenho, outra vez, da direitista Marine Le Pen que, como tem as mesmas ideias xenófobas e retrógradas do seu pai, mas é muito mais simpática e bem articulada, passa a ser a personalidade mais perigosa da política francesa.

Nenhum comentário: