quinta-feira, junho 14, 2012

Dói no bolso e mais na alma - CLÓVIS ROSSI

FOLHA DE SP - 14/06


Crise europeia provoca devastadores efeitos anímicos e mina o sistema democrático


A crise e a maneira europeia de enfrentá-la estão provocando, na Espanha, efeitos que vão além da já grave retração econômica, com suas inescapáveis sequelas sociais. Estão também doendo profundamente na alma dos espanhóis e reverberando no funcionamento da democracia.

Um resumo do sentimento dominante está em texto de Ulrike Guérot, representante da Alemanha no Conselho Europeu de Relações Exteriores:

"Para um país como a Espanha, que vinculou seu passado recente e seu futuro à Europa, ser agora posto de joelhos pela mesma Europa atinge um nervo, pondo em questão tudo aquilo em que os espanhóis basearam suas esperanças quando se livraram da era Franco" [o ditador Francisco Franco, que governou desde a vitória na guerra civil de 1936/39 até morrer em 1975].

De fato, a construção europeia exigia a democracia para aceitar sócios. A Espanha de Franco batera no teto de suas possibilidades econômicas e, sem integrar-se à Europa, estaria condenada à periferia.

Por isso mesmo, até os empresários e os setores conservadores mais lúcidos, que se identificavam com a ditadura e/ou se beneficiavam dela, chegaram à conclusão de que era preciso redemocratizar o país.

Até a crise, tudo deu certo: a democracia veio, a Espanha foi aceita na Europa em construção e, logo em seguida, no primeiro lote de países que adotaram o euro. Com tudo isso, veio também uma explosão de crescimento.

É compreensível, pois, que haja um choque agora que a Europa, como escreveu Guérot, põe a Espanha de joelhos.

A recessão dói, o desemprego machuca, os cortes na rede de proteção social aleijam e, ainda por cima, vem a humilhação de submeter o país, sócio-fundador do euro, à condição de semicolônia de seus pares supostamente mais virtuosos.

O efeito na política é devastador: o governo anterior, do socialista José Luis Rodríguez Zapatero, no qual começaram a crise e, como resposta, os ajustes, ruiu fragorosamente nas urnas.

O atual, do conservador Mariano Rajoy, desmoralizou-se em escassos seis meses de gestão: pesquisa que o jornal "El País" publicou no domingo mostra que 63% dos espanhóis desaprovam sua gestão e 78% dizem ter "pouca ou nenhuma confiança" nele.

Desidratados os partidos tradicionais, surge o movimento dos "indignados", forte, mas incapaz, até agora, de traduzir sua indignação em ação política alternativa a conservadores e socialistas.

Aparece então o fantasma grego, aponta outro integrante do Conselho Europeu de Relações Exteriores, José Ignacio Torreblanca, em "El País": "A destruição dos dois grandes partidos gregos de centro-direita e centro-esquerda como consequência de planos de ajuste que ignoram o entorno político e social em que têm que operar oferece um ponto de referência muito claro nesse sentido [o de que a intervenção europeia mina tanto a legitimidade como a eficácia do sistema político]".

Visto do outro lado do Atlântico, sabemos como foi demorado remover no Brasil o complexo de vira-lata em que agora incidem Espanha, Portugal e Grécia (pelo menos).

Nenhum comentário: