quinta-feira, junho 14, 2012

Déjà-vu - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 14/06

Frustrados com a possibilidade de anulação da Operação Monte Carlo pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, integrantes da Polícia Federal comparam o caso ao arquivamento da Operação Castelo de Areia, de 2008, e reclamam reservadamente de críticas à instituição feitas pelo advogado de Carlinhos Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, que comandou o órgão quando foi ministro da Justiça de Lula. Entidades ligadas à PF devem soltar nota defendendo a legalidade da operação.

Antes e depois A 3ª Turma do TRF da 1ª Região, da qual faz parte o desembargador Tourinho Neto, que votou pela anulação das escutas da Monte Carlo, é a mesma que negou por unanimidade habeas corpus para soltar Carlinhos Cachoeira em março.

Copa e cozinha Nos bastidores da CPI, parlamentares temem a influência do ex-ministro nas cortes superiores e o livre trânsito do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no STJ, cantado em prosa e verso por ele nas gravações interceptadas pela PF.

Linha-dura Advogados dos investigados já fazem as contas caso o STJ ou o STF tenham de arbitrar a anulação da operação que originou a CPI. "Para nós é mais garantido se não cair nas mãos do Gilson Dipp ou do Joaquim Barbosa'', diz um deles.

Jogando a toalha Ao saber que o governador Agnelo Queiroz (PT-DF) decidiu abrir mão de seus sigilos, Marconi Perillo (PSDB-GO) disse a aliados que teria que seguir a mesma linha, porque a questão havia se tornado política e deixado de ser jurídica.

Tom O núcleo próximo a José Dirceu considerou que ele falou mais do que deveria ao convocar a UNE a sair às ruas em sua defesa no processo do mensalão. Segundo aliados, a frase passou a impressão de que o petista incitou confronto contra o STF.

Tecla Ainda assim, Dirceu vai insistir na tese de que já enfrentou julgamento político ao ter o mandato cassado pela Câmara e, agora, aguarda decisão técnica da corte.

Pay-per-view Sob pressão, a Ancine baixou instrução que permite que TVs comunitárias e educativas cobrem por publicidade institucional de governo.

Plano B Nome predileto de Fernando Haddad para sua vice, Luiza Erundina se irritou com o convite para compor a chapa do petista num primeiro momento, em maio. Dizia, reservadamente, que a prioridade este ano seria eleger sua assessora Mona Zeyn à Câmara paulistana.

Tudo junto... Operadores de José Serra querem que a convenção do PSDB paulistano, marcada para o dia 24, referende em cédula única as coligações majoritária e proporcional, além do vice.

...e misturado Tucanos refratários à aliança na eleição para a Câmara pedem votações separadas, permitindo que 1.245 convencionais se posicionem. Mesmo que sejam derrotados na tese da chapa pura, explicitariam o racha na base partidária.

Tró-ló-ló O motim tem apoio de 60 pré-candidatos a vereador, que perderão legenda caso prospere a chapa mista. Eles interpelarão oficialmente a cúpula tucana.

Prancheta Nas contas do prefeito Gilberto Kassab, o bloco teria condições de eleger 30 a 32 vereadores. Para tornar a tese palatável, ele diz que PSDB teria dianteira (10 a 12), seguido pelo seu PSD (8 a 10), PR e DEM (3 ou 4 cada um), PV (3) e PP (1).

Nos trilhos Com voto contrário de deputados do PSDB e do PPS, a Assembleia paulista aprovou a convocação de dirigentes dos consórcios da linha 5-lilás do metrô, retomada pelo governo apesar da suspeita de conluio.

Visita à Folha Roberto Muylaert, presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Marília Muylaert, diretora executiva da RMC Editora.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Mão de gato e digital é com o Kassab. Eu digo claramente: não podemos nos coligar, pois o PSD é o cupim do PSDB. Isso é chantagem."

DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE ENERGIA, JOSÉ ANÍBAL, dizendo que irá "até o fim" para tentar inviabilizar a aliança proporcional na sucessão paulista.

contraponto

Barbas de molho

Durante depoimento de Agnelo Queiroz (PT-DF) à CPI do Cachoeira, o governador advertiu adversários que estariam rastreando seus telefonemas:

-Os arapongas que ponham as barbas de molho, pois iremos até as últimas consequências para pegá-los.

O deputado Filipe Pereira (PSC-RJ) interveio:

-Tome cuidado com esta expressão, governador, porque o único barbudo aqui é senhor...

Nenhum comentário: