quinta-feira, junho 14, 2012

Galos de rinha - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 14/06

Os petistas e os tucanos transformaram a CPI do Cachoeira num ringue. Ambos consumiram energias nesta semana para tentar incriminar os governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Marconi Perillo (PSDB-GO). "A CPI virou um espetáculo político-eleitoral" , resumiu um líder partidário. Enquanto petistas e tucanos promovem um acerto de contas, a CPI descuida da investigação da organização criminosa do contraventor Carlos Cachoeira.

A milícia do grampo
Paralelamente aos depoimentos de governadores e às quebras de sigilos dos envolvidos com a organização criminosa de Carlos Cachoeira, os integrantes da CPI acreditam estar chegando a um superesquema de arapongagem, que atuaria em nove estados e inclusive no exterior. Um dos clientes dessa milícia, segundo investigações da comissão, é o contraventor Carlos Cachoeira, que teve recolhidas em sua casa pela PF centenas de mídias com gravações de áudio. Na Papuda, Cachoeira espalhou que deixou gravações na casa do ex-cunhado Adriano Aprígio de Souza. A CPI já enviou documento à direção do presídio, requerendo a Cachoeira que entregue essas gravações.

"Nem o governador Marconi Perillo nem o governador Agnelo Queiroz estão envolvidos pessoalmente com a organização criminosa de Carlos Cachoeira” — Cássio Cunha Lima, senador (PSDB-PB)

TRIPRESIDENTE. Mesmo tendo vencido a convenção municipal do PDT no Rio, em 13 de abril, o ministro Brizola Neto (Trabalho) não levou. Na última sexta-feira, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, registrou no TSE a nova executiva local, na qual ele é o presidente, e o ministro, o vice. Agora, Lupi preside os PDTs nacional, regional e municipal. O vereador carioca Leonel Brizola ironiza: "O partido tem um monarca: Carlos Lupi I.

O gol
O governador Agnelo Queiroz colocou o governador Marconi Perillo numa saia justa, ontem, ao abrir seus sigilos bancário, fiscal e telefônico para a CPI. O tucano tinha se negado a fazê-lo, no dia anterior, e foi obrigado a se reposicionar.

Nos bastidores
Os governadores Agnelo Queiroz e Marconi Perillo tiveram reforços para depor na CPI. Agnelo foi preparado pela terapeuta Olga Curado, que atuou na campanha da presidente Dilma. Marconi, por especialistas da FSB Comunicações.

PSB também terá candidato em Fortaleza
O governador Cid Gomes (CE) comunicou à direção nacional do PSB que o partido terá candidato próprio à prefeitura de Fortaleza. O PT cearense ofereceu mundos e fundos para evitar esse desfecho, mas os socialistas decidiram não apoiar o petista Elmano Freitas, candidato da prefeita Luizianne Lins. O PSB fará convenção dia 23, e a candidatura está entre dois nomes: Ferrucio Feitosa, ex-secretário especial da Copa, e deputado Roberto Claudio, presidente da Assembleia.

Acelerar
Os movimentos populares urbanos por moradias vão à presidente Dilma hoje no Planalto. Devem ser atendidos. Eles querem que sejam usados terras e prédios públicos para impulsionar o programa Minha Casa Minha Vida.

Mais espaço
As quatro entidades nacionais por moradia querem ampliar a cota do Minha Casa Minha Vida/Entidades. Nesse modelo, elas inscrevem, selecionam e contratam projetos. Não aceitam o predomínio das prefeituras na execução.

A FRENTE Parlamentar Agropecuária fez um desagravo ontem ao ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) na posse de novo presidente da Frente, o deputado Homero Pereira (PSD-MT).

AS LUZES DA RIBALTA. O governo não consegue quorum para votar quatro medidas provisórias que estão no Senado. Os senadores só querem saber das reuniões da CPI do Cachoeira.

OS INTEGRANTES da CPI do Cachoeira estão começando a ficar irritados com a demora na chegada dos documentos requisitados. O sigilo da Delta, por exemplo, chegou, mas de apenas um dos bancos em que a empresa movimentava seus recursos.

Nenhum comentário: