terça-feira, abril 03, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 03/04/12
Exército tem obras demais, diz diretor do Dnit

O diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Jorge Fraxe, afirmou ontem que o Exército assumiu obras rodoviárias em excesso no país.

De acordo com Fraxe, a instituição terá menos obras daqui para frente.

"O Exército tem de ter o mínimo de obras para que se mantenha adestrado", disse ontem em São Paulo.

"Acho que o Exército brasileiro assumiu obras além do que deve."

Entre elas estão trechos da BR-101 na região Nordeste e e da BR-163 no Pará.

O setor privado já se queixava do número de projetos sob os cuidados dos militares há algum tempo e que poderiam ser contratados para serem feitos por empreiteiras privadas.

Dez por cento dos contratos do Dnit estavam sob a responsabilidade do Exército, aponta a Aneor (Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias).

Fraxe é general da ativa do Exército brasileiro e tomou posse no Dnit após a crise política que atingiu o Ministério dos Transportes em 2011.

"O Exército tem de ter o mínimo de obras para que se mantenha adestrado"

Laboratório fecha fábrica após invasão no final de semana

A produção da Biosintética, controlada pelo laboratório Aché, ficou parada durante a manhã de ontem.

A empresa dispensou 200 funcionários do turno da manhã devido a uma invasão que ocorreu na fábrica na cidade de São Paulo no final de semana.

O Aché informa que "nada foi subtraído". As instalações da fábrica foram reviradas, mas a empresa não soube informar se houve danos em equipamentos nem o volume de produção parado.

Segundo a companhia, só os trabalhadores da planta foram liberados, devido à presença da polícia no local. Mas funcionários da área administrativa também não trabalharam.

O turno da tarde trabalhou normalmente na produção, segundo o Aché.

"A companhia informou a polícia civil, que abrirá investigação", diz a empresa.

O Sindicato dos Químicos de SP, que reúne funcionários, não tinha detalhes sobre o fato. O Sindusfarma, que representa a indústria, também não estava informado.

A Biosintética faz produção de genéricos no Aché.

Comércio... As vendas do comércio atacadista de tecidos em março subiram 4,5% na comparação com fevereiro.

...de pano Em relação a março do ano passado, os negócios cresceram 1,5%, de acordo com levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinho do Estado de São Paulo.

Remédio... O presidente da rede Farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós, inaugura nesta semana, em Goiânia, sua filial de número 500. É no Estado que a rede vai construir seu segundo centro de distribuição, em Hidrolândia.

...distribuído A rede, que tem planos de abrir capital, possui lojas em 200 municípios, segundo a empresa.

SENTIMENTO ANGLO-SAXÃO

A expectativa de renda e a propensão a comprar caíram em março na Alemanha, país que vem apresentando os melhores índices econômicos na Europa durante a crise.

Pesquisa da GfK mostra que houve retração de sete pontos na expectativa de renda -o indicador ficou em 34,3 pontos (em escala de -100 a 100).

A propensão a comprar teve queda tímida e passou dos 39,2 em fevereiro para 38,6.

A confiança do consumidor da Inglaterra também reduziu em março e atingiu -31 (dois pontos a menos que o registrado no mês anterior).

O índice que mede a expectativa em relação às finanças pessoais caiu quatro pontos e voltou ao nível de março de 2011. A análise da situação econômica permaneceu estável.

Cerca de 4.000 pessoas foram ouvidas nos dois países.

Emprego... Em período de falta de novas obras de construção pesada, o emprego ainda registra alta devido à escassez de mão de obra, diz Hélcio Farias, do Sinicesp.

...pesado A entidade aponta crescimento de 1,20% em fevereiro, com 1.261 contratações ante janeiro. Em fevereiro, o setor empregava 105,9 mil trabalhadores. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 9,50%.

JOVENS FORA DA INTERNET

Os clientes de 31 a 40 anos são os que mais compram seguros pela internet, de acordo com dados da Bradesco Vida e Previdência.

A cada cem vendas pela internet, 36 são realizadas por pessoas nessa faixa etária.

Da base geral de clientes, 25% têm entre 31 e 40 anos.

A representatividade dos jovens até 30 anos é maior fora da internet: 26% a 16%.

Na Porto Seguro, também não há predominância dos jovens entre os que acessam via internet, diz Rafael Caetano, gerente de canais eletrônicos.

RIO + QUARTOS

Pergunta de quase todo estrangeiro que pensa em vir para a Rio +20, conferência da ONU que se realiza em junho deste ano: como vão acomodar tanta gente?

Na reunião da OECD sobre o tema, realizada na semana passada em Paris, um membro do governo brasileiro até foi bem aplaudido depois de sua apresentação.

Ficou, porém, a dúvida se o país estará preparado para o evento no Rio de Janeiro.

Informou-se que estarão presentes à reunião que discutirá desenvolvimento sustentável representantes de 53 países e que são esperados aproximadamente 50 mil participantes.

Hotéis do Rio quase não têm mais apartamentos disponíveis. O governo já reservou quartos em Petrópolis e em outras cidades próximas.

NÚMEROS

1,20% foi a alta no nível de emprego da construção pesada em fevereiro

1.261 contratações foram realizadas durante o segundo mês deste ano

Torcida Empresários que se queixam de desindustrialização e concorrência desigual de artigos importados torciam ontem para que o governo anuncie hoje aumento de alíquota de PIS/Cofins de alguns produtos.

Nenhum comentário: