terça-feira, abril 03, 2012

Foro da vergonha - CAROLINA BAHIA


ZERO HORA - 03/04/12

Escândalos como o de Demóstenes Torres (DEM-GO) trazem à tona distorção que representa o foro privilegiado. O advogado do Senador goiano o aconselhou a não renunciar para aproveitar o benefício reservado às autoridades. Deixar o processo para ser julgado pelo STF virou estratégia de defesa de políticos encrencados. Eles contam com a demora clássica em julgamentos desse tipo. Até lá, pensam eles, a opinião pública já esqueceu. Demóstenes é hoje um morto-vivo no Congresso. Está politicamente acabado, mas tenta jogar com o tempo a seu favor. Prefere deixar que o DEM abra o processo de expulsão e que o Conselho de Ética do Senado leve adiante o pedido de cassação.

Brasil Maior
À frente da Marcopolo, o gaúcho José Martins é um dos empresários que desembarcam hoje em Brasília para conferir de perto as medidas de estímulo à indústria. Martins teve encontro reservado com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na semana passada, quando fez o apelo por juros mais baixos nos financiamentos do BNDES e pleiteou a isenção do INSS para os fabricantes de ônibus em troca de 1% do faturamento.
- Sabemos que não há como fazer reforma tributária de uma hora pra outra - lamenta.

Conselho
O espírito da Semana Santa tomou conta do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Ao lançar a campanha de redução de violência nas estradas, ele preparou uma mensagem especial para aqueles que acompanhavam o evento:
- Neste feriado, mais do que nunca, temos que dar atenção ao Cristo. Se beber não dirija - concluiu.

Contra o tempo
Reunidos ontem no cafezinho do Senado, Ana Amélia (PP-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP, foto, à esquerda) e Pedro Taques (PDT-MT) assinaram ofício na tentativa de antecipar para amanhã a reunião do Conselho de Ética. O objetivo é acelerar a análise do processo contra Demóstenes, por quebra de decoro. O órgão, no entanto, ainda precisaria escolher um presidente, já que o cargo está vago desde 2011. Às vésperas da Páscoa, a chance é quase nula.

PARA CONFERIR ali adiante - Didático
Ministros do PT gravaram vídeos explicando aos candidatos às eleições municipais quais são os principais programas do governo Dilma e como essas ações podem ser exploradas na campanha. O material foi exibido no final de semana, durante encontro do partido. As apresentações ficarão disponíveis em um site, abastecendo as equipes petistas.

Planos
Já existem lideranças do PMDB apostando que Ibsen Pinheiro busca a vaga de vice na chapa de José Fortunati à prefeitura de Porto Alegre porque quer uma vitrine para 2014. O foco seria sua candidatura ao Senado.

Nenhum comentário: