quarta-feira, abril 25, 2012

De olho no eleitor - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 25/04/12

Os ministérios da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Social e de Assuntos Estratégicos estão correndo para fechar o programa Primeira Infância. Ele vai oferecer benefícios integrados para famílias com crianças de zero a seis anos. O programa não está previsto no Orçamento deste ano e isto impediu, até agora, definir sua amplitude. A presidente Dilma quer lançar este pacote setorial antes das eleições municipais de outubro.

O xadrez da escolha
O PMDB do Senado escolheu a dedo seus representantes na CPI do Cachoeira. Sérgio Souza (PMDB-PR) é suplente da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Ricardo Ferraço (PMDB-ES) é o principal aliado na bancada do líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM). Paulo Davim (PV-RN) é suplente do ministro Garibaldi Alves (Previdência). Ciro Nogueira (PP-PI) será monitorado pelo presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ). O PP e o PV entraram na cota do PMDB para impedir que integrantes da ala independente, como o senador Pedro Simon (RS), entrassem na CPI, o que desagradaria ao Planalto.

“Nunca tivemos atentados. Mas vamos sediar grandes eventos. Não houve momento mais propício para atos terroristas no país”
Luiz Alberto Sallaberry, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, sobre a segurança na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016

PENTE-FINO
O presidente do PT, Rui Falcão (na foto), vai se reunir hoje no Palácio do Buriti com o governador Agnelo Queiroz (DF), alvo de inquérito da PGR. Rui vai conhecer a defesa prévia do governador diante das suspeitas de envolvimento com o contraventor Carlos Cachoeira e de contratos irregulares com a Construtora Delta. O governador também pretende falar hoje com o ex-presidente Lula que insuflou a CPI que jogou Agnelo na fogueira. Os dois não se falam desde o começo das denúncias.

Estrela tucana 
A Força Sindical resolveu cutucar o governo Dilma e também o PSDB paulista. A Central convidou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para ser a principal estrela do comício do 1o. de Maio em São Paulo, que deve reunir um milhão de pessoas.

Afinando a viola 
O ex-presidente Lula almoça com a presidente Dilma, hoje, no Alvorada. Ele chega no começo da tarde e vai direto para sua ex-residência oficial. Na mesa, a CPI, eventuais respingos no Planalto, e a adoção de uma estratégia conjunta.

DEM quer a renuncia de Demóstenes 
A Juventude do DEM, que chegou a lançar o senador Demóstenes Torres (GO) candidato ao Planalto, desencadeou campanha pela sua renúncia. Ela postou no YouTube o vídeo "Pede para sair corrupto", que reproduz discurso do senador dizendo: "Bandido tem que ir para a cadeia!". Ele exibe ainda cena, do filme "Tropa de Elite", na qual o personagem capitão Nascimento grita com um policial do Bope ligado ao jogo do bicho: "Pede para sair! Pede para sair!".

A última palavra 
O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), diz que o eventual veto da Presidência não é a palavra definitiva na votação do Código Florestal. A Câmara poderá derrubar o veto, como o Senado também pode no caso dos royalties do petróleo.

Conformado
O senador Pedro Taques (PDT-MT) não perde a serenidade a propósito das brincadeiras, de seus colegas, sobre sua semelhança física com o bicheiro Carlinhos Cachoeira: "Até minha mãe me acha parecido com o Cachoeira", disse ele.

O LÍDER do PT, Jilmar Tatto (SP), fez o convite para Odair Cunha (PT-MG) assumir a relatoria da CPI do Cachoeira na noite de segunda-feira. Depois, eles foram jantar no restaurante Piantela, em Brasília.

SONDADO, o ex- líder Paulo Teixeira (PT-SP) disse que não teria disponibilidade para ser relator da CPI, pois já era o relator da comissão que vai fazer a reforma do Código de Processo Civil.

O MINISTRO Antonio Patriota (Relações Exteriores) está em Addis Abeba (Etiópia) participando de reunião da União Africana que debate saídas para as crises políticas e militares em Guiné Bissau, Mali e Sudão.

Nenhum comentário: