quinta-feira, março 29, 2012

Toureando a fera - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 29/03/12


O secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto (SP), tem dito aos petistas para terem "calma" com o presidente do partido, senador Alfredo Nascimento (AM). Desde que foi demitido do governo Dilma, Alfredo tem dado repetidas declarações contrárias a alianças com o PT. Os deputados minimizam. Dizem que ele não tem o controle do partido e que, apesar de tudo, o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) continua filiado ao PR.

Ferida aberta
Estava marcado para ontem um encontro na casa do líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), entre a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e o ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP). O atual líder, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também participaria. O objetivo era tentar melhorar o clima. Vaccarezza está ressentido com o discurso de que a troca do líder ocorreu para acabar com a prática do "toma lá dá cá". Magoado, Vaccarezza repete aos amigos: "Como assim? Aprovei a DRU sem liberar uma única emenda!" Estavam todos na mesa, quando a ministra Ideli Salvatti mandou avisar que não iria mais à reunião.

"Não queriam humilhar? Fizeram tudo. O (Alberto) Goldman era um que delirava: dizia que o (José) Serra faria 80% dos votos” — José Anibal, secretário de Energia (SP), que fez 31,2% dos votos na escolha do candidato do PSDB para a prefeitura de São Paulo

CORPO A CORPO. O ministro Garibaldi Alves (Previdência) se mudou para o Senado, desde a terça-feira, para negociar a aprovação do Funpresp. Entre os votos que conseguiu virar está o do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que tinha resistências ao Fundo. Rollemberg diz que resolveu ser favorável porque as novas regras só valerão para quem ainda vai entrar no serviço público. O funcionalismo é a base eleitoral do senador.

Agrado
Do líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), sobre a reunião ontem do ministro Guido Mantega (Fazenda) com os líderes aliados: "Estou torcendo para essa moda pegar". A base reclama de falta de acesso aos ministros.

Pausa
Com a informação de que o tumor em sua laringe sumiu, o ex-presidente Lula pretende passar dez dias descansando numa praia. Depois, seu plano é mergulhar na campanha, principalmente na de Fernando Haddad, em São Paulo.

Cai adido policial na Itália
A direção da Polícia Federal está recomendando ao seu adido na Itália, Angelo Gioia, que retorne ao Brasil. O ex-superintendente da PF no Rio foi denunciado pelo Ministério Público na Justiça Federal por denunciação caluniosa, coação e abuso de autoridade. Sua indicação para o posto desagradou os procuradores que investigaram Gioia, mas a PF argumenta que à época a denúncia não tinha sido aceita pelo Poder Judiciário.

Meio termo
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) fecharam: a Cúpula dos Povos, da Rio+20, será no Aterro do Flamengo, mas os acampamentos ficarão na Quinta da Boa Vista e no Sambódromo.

Sururu
Ontem, na Comissão do Meio Ambiente, o deputado Giovani Cherini (PDT-RS) saiu-se com essa: "Graças à agricultura brasileira, negros e índios estão podendo comer". Confusão e protestos. A afirmação foi suprimida da ata da reunião.

A PÁGINA, na internet, da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos está há dois dias fora do ar. A investigação dos motivos ainda está em curso. Tudo aponta para a ação de hackers.

O SENADOR Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) defendeu ontem que o Congresso e o Ministério das Relações Exteriores promovam a indicação do escritor Ariano Suassuna para o Prêmio Nobel de Literatura 2012.

O DEPUTADO Pedro Eugênio (PT-PE) vai suceder o ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) na presidência da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 

Nenhum comentário: