quinta-feira, março 29, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 29/03/12



Acidente da Chevron não é trivial, diz Graça

Sócia da Chevron no campo de Frade, a Petrobras não pode nem quer falar sobre o acidente que interrompeu a operação da americana neste mês, mas vem ajudando "sempre que chamada" pela ANP, segundo a presidente da estatal, Graça Foster.

"Atendemos a ANP a todo instante e a toda hora, quando somos chamados a estar junto com a agência, com a Chevron. Nós temos a nossa equipe de trabalho aqui, nossos engenheiros, geólogos."

Graça admite que o acidente da Chevron não é rotineiro e que muito ainda terá que ser investigado para uma conclusão. "É um problema geomecânico, não é trivial", disse.

"A própria análise do óleo, que é diferente nas regiões dentro do campo de Frade, não é trivial. A Petrobras tem devotado um imenso trabalho em simulações considerando diversas hipóteses."

A experiência de ter sofrido um caso parecido com o da Chevron, em 2004, no campo de Marlim Sul, ajuda na interpretação do acidente da sócia, apesar de na época a Petrobras não estar perfurando no local, como ocorreu com a Chevron.

Um vazamento no reservatório do bloco 11 de Marlim Sul determinou o fechamento de quatro poços do sistema, dois de produção e dois de injeção.

Fraturas naturais no reservatório foram apontadas como possível causa do vazamento na época. A exsudação no reservatório provocou, na ocasião, muitas especulações no mercado de que teria havido erro de injeção no poço, abandonado para sempre.

Graça diz que a Petrobras já domina a tecnologia de exploração nas águas ultraprofundas do pré-sal e agora busca redução de custos.

Desde 2010 a estatal produz no pré-sal sem registro de acidentes significativos. O campo de Lula, na bacia de Santos, tem os dois maiores poços produtores do país hoje.

"É um problema geomecânico, não é trivial. É um problema para se fazer sísmica, para se ter outras interpretações geomecânicas"

GRAÇA FOSTER

presidente da Petrobras

VAZAMENTO ZERO

Há menos de dois meses no cargo, Graça disse que vai ter tolerância zero com vazamentos e acidentes. Criou grupo de trabalho formado por sete gerentes que têm de entregar em breve um trabalho com propostas de ações mais rígidas para o combate dos dois problemas.

A empresa conseguiu reduzir em 65% os vazamentos de petróleo de 2010 a 2011, quando o despejo da substância foi de 234 mil barris. Figura entre as menos poluidoras entre as grandes petroleiras. Mesmo assim, Graça quer vazamento zero.

"Havia tolerância ao vazamento. Eu quero estar zerada", disse, rebatendo a máxima da indústria de que não existe vazamento zero. "Pode não existir, mas estamos perseguindo."

Segundo o representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobras, Silvio Sinedino, um sinal de que a companhia está levando mais a sério a manutenção das plataformas, após ter 11 delas interditadas pela ANP em 2011, foi a troca do gerente-geral da bacia de Campos, em dezembro.

"O novo gerente veio da área de manutenção", diz Sinedino sobre Joelson Mendes, substituto de José Marti, no cargo desde 2008.

Brasil e Uruguai fecham acordo por comércio em moeda local

Os bancos centrais do Brasil e do Uruguai concluíram as negociações para a adoção do SML (Sistema de Pagamentos em Moeda Local), que já é usado com a Argentina.

A informação foi confirmada pelo BC brasileiro, que já finalizou o desenvolvimento do sistema operacional.

Com a medida, as empresas que compram e vendem para o país vizinho poderão executar os pagamentos em real ou peso uruguaio.

Para entrar em vigor, o projeto depende da aprovação do Congresso brasileiro.

Duas comissões da Câmara dos Deputados já aprovaram a ideia, que ainda será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o projeto ainda passará pelo Senado.

As operações com SML entre Brasil e Argentina começaram em outubro de 2008. Até o momento, apenas pequenas e médias empresas têm se utilizado do processo.

"Com o Uruguai, isso também deve ocorrer, pois tudo que é novo leva tempo para amadurecer. Mas sem dúvida é algo positivo", diz o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Para o deputado Júnior Coimbra (PMDB), relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação, a medida incentiva o comércio e diminui custos dos exportadores.

"Devemos aprová-la nos próximos dias."

PLANO PRIVADO

A arrecadação da previdência privada cresceu 19,3% em janeiro ante o mesmo mês de 2011, com R$ 4,7 bilhões, segundo a Fenaprevi (federação de previdência privada).

Os planos empresariais foram destaque entre as carteiras, segundo o vice-presidente da entidade, Renato Russo. Os aportes foram de R$ 694,8 milhões, crescimento de 34% na mesma base de comparação.

"A tendência deve se manter porque há vários setores com carência de mão de obra qualificada. O benefício atua na atração e retenção de talentos", diz Russo.

Em janeiro, o sistema contabilizou mais de 187 mil empresas, principalmente as de médio porte.

ILUMINAÇÃO

Empresas brasileiras de iluminação estão concluindo seus estudos para fabricação de lâmpadas LED, que duram até quatro vezes mais do que as fluorescentes.

A baiana G-Light deve finalizar seu projeto até junho. A expectativa é começar, em 2013, a construir uma planta para fabricar o produto, segundo o presidente da companhia, Gerhard Marschallinger.

Neste ano, a empresa está ampliando sua fábrica em Feira de Santana para aumentar a produção de 2,9 milhões de lâmpadas por ano para 4 milhões.

A FLC planeja concluir seu projeto em quatro meses. "Estamos verificando qual o melhor Estado para instalação da planta e os equipamentos mais adequados", diz Marcos Ambrosano, CEO da companhia.

A Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) prevê crescimento do mercado de LEDs de 100% ao ano.

Instabilidade... O ano de 2012 poderá ser de mudanças políticas internacionais ainda mais intensas do que 2011, de acordo com Erik Peterson, diretor da AT Kearney, que está no Brasil nesta semana.

...internacional Segundo estudo do executivo para a Oxford University, a instabilidade geopolítica será decorrente das possíveis trocas de governos em EUA, China, França, Índia e México, além da maior competição por comida, água e energia.

Debate... Um grupo de economistas PhDs lançará, no dia 10 de abril, a Reap (Rede de Economia Aplicada), que já funciona como um portal de livre acesso.

...público O objetivo é fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas e discutir a contribuição que a ciência pode dar à gestão. Ricardo Paes de Barros (Ipea), Naercio Menezes Filho (Insper e FEA-USP) e Marcos Lisboa (Itaú-Unibanco) estão no conselho diretor da entidade.

Nenhum comentário: