quinta-feira, março 29, 2012

Linchamento feminino - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 29/03/12



Wanderley Guilherme dos Santos diz que há um aspecto conhecido pela sociologia do comportamento de grandes grupos nesse assunto “Ana de Hollanda”: — Trata-se da dinâmica do linchamento, capaz de ensandecer pessoas normais e de seduzir psicopatas enrustidos: “Bate que é de graça!” está no capítulo dos comportamentos irracionais.

Segue...

O cientista político que dirige a Casa de Rui Barbosa, ligada ao MinC, identifica nesse linchamento “o nítido machismo, inclusive nas senhoras participantes, no nível de grosseria e vulgaridade com que se expressa esse notável grupo de produtores, por assim dizer, culturais”.

E mais...

Wanderley está convencido de que essa turma se comportaria com mais educação diante de “músculos”.

Acaba em samba

O bem-humorado ator José de Abreu acha que o senador Demóstenes Torres, por conta de suas relações com bicheiro, acaba no comando da Liesa. Faz sentido!

Jesus afrodescendente

Dia 4 haverá uma encenação da “Paixão de Cristo”, às 18h, na escadaria da Câmara Municipal do Rio, só com atores negros. No elenco, entre outros, estão Rocco Pitanga (Jesus), Milton Gonçalves (Pilatos), Zezé Motta (Maria) e Cosme dos Santos (João). A iniciativa é do Sindicato dos Artistas do Rio.

Bech@ra
A Singular Digital — do grupo Ediouro — vai lançar em versão digital uma das gramáticas mais usadas pelas escolas brasileiras. Vem aí um e-book da “Moderna Gramática Portuguesa”, do imortal Evanildo Bechara.

UM GRUPO de moradores de Copacabana vai sentir saudades dos tempos da Help. Nada a ver, necessariamente, com os frenéticos nhecos-nhecos da finada casa de saliência. É que a partir de abril, quando finalmente subir o novo prédio do MIS, a turma de alguns prédios da Rua Aires Saldanha vai perder a bela vista para o mar. Um dos “sem vista” será Henrique Duque Estrada, de 87 anos, contador, que cultiva, veja que curioso, há décadas o hábito de fotografar a paisagem de sua janela. É dele a foto de 1982 (à esquerda), da construção da boate Help, e a mais recente do lugar, com o prédio do MIS mostrando seus primeiros dentinhos.

De frente para Che
Em 1998, o Papa João Paulo II celebrou missa em frente à estátua de José Martí (1853-1895), uma unanimidade em Cuba. Agora, o altar de Bento XVI ficou em frente aos monumentos a Che Guevara e Camilo Cienfuegos, ex-companheiros de Fidel.

O pai da Júlia

De Edmar Bacha, sobre a filha Júlia receber o troféu Faz Diferença, o 15oprêmio da carreira do documentário “Budrus”: — Depois de ser o pai do Belíndia, um dos pais do Real, chegou a vez de ser o pai de uma pessoa que faz diferença. É muito melhor. Não é fofo?

Exame da mulher

O exame de Papanicolau, que diagnostica o câncer de colo de útero, já foi feito em 78% das brasileiras entre 25 e 64 anos. O governo queria examinar 75% das mulheres até 2014. Mas bateu a marca ano passado, segundo
o Ministério da Saúde.

Viva Paulinho! 
O macaco Paulinho festejaseus 27 anos sábado, no Jardim Zoológico do Rio, com bolo de laranja, feito com leite desnatado por causa da dieta. Ele sucedeu ao Macaco Tião, falecido em 1996, na preferência da criançada que vai ao Zoo.

Cinzas do alto

A missa de sétimo dia de Chico Anysio será sábado, às 11h, na Igreja de São Francisco de Assis, no Rio Comprido. Em seguida, a viúva Malga Di Paula e filhos dele vão ao Projac, onde será jogada, de helicóptero, parte das cinzas do artista.

Por falar nele...

O mestre do humor será enredo da Paraíso do Tuiuti, escola simpática do Acesso A, em 2013. Será a segunda homenagem do samba a Chico, tema da Caprichosos de Pilares em 1984. Ele merece.

Os fora da lei

Cabral publica hoje a demissão de seis agentes penitenciários acusados de facilitarem a fuga do ex-PM e miliciano Ricardo da Cruz Teixeira, o Batman. Em 2008, como se sabe, o bandido fugiu de Bangu 8 pela porta da frente.

O amor é lindo

Oscar Niemeyer, 104 anos, vai diariamente ao Hospital Samaritano, no Rio, visitar a mulher, Vera Lúcia, recém-operada. Apertando a mão dela, disse ao bisneto e arquiteto Paulo Sérgio: — Agora ela vai ficar boa, estou segurando a sua mão.

Um comentário:

Flor de Lótus disse...

Bom dia,Murilo!Ontem ficou faltando o texto da Martha Medeiros!!
Eu sou fãzona dela!
Beijosss