sexta-feira, janeiro 20, 2012

Alguém tem que ceder - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 20/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino)


Acuados diante da perspectiva de um acordo, ainda que informal, entre Gilberto Kassab e o PT na eleição paulistana, grão-tucanos entraram em campo nos últimos dias. Operação que envolveu Sérgio Guerra, Aécio Neves e FHC tinha dois propósitos: avalizar a autonomia de Geraldo Alckmin na escolha do candidato do PSDB à prefeitura e reabrir diálogo com o PSD.

A ofensiva mostrou-se pouco exitosa, sobretudo quanto à tentativa de reaproximar o prefeito do governador. Interpelado, Kassab repetiu que só aceita compor o bloco do tucano com José Serra ou Guilherme Afif encabeçando a chapa, hipóteses hoje improváveis.

Trunfo Após analisar nova rodada de pesquisas qualitativas e quantitativas, Alckmin segue acreditando ser capaz de conduzir o escolhido nas prévias de março ao segundo turno da eleição.

O dia... Tão logo Serra comunicou a interlocutores que não tem a intenção de disputar a prefeitura, alckmistas reagiram. Entendem que o ex-governador, distante das prévias tucanas e partidário da aliança com Kassab, trabalhará pela desconstrução da candidatura que emergir da consulta interna do PSDB.

...seguinte A exceção seria o adepto de longa data Andrea Matarazzo, único dos quatro postulantes tucanos que abdicaria da vaga em seu favor às vésperas da convenção, prevista para junho.

Horário nobre O governo paulista põe no ar domingo campanha publicitária na TV sobre o protocolo que prevê abolir o uso de sacolas plásticas em supermercados, vigente a partir do dia 25.

Mera coincidência Em conversa com correligionários, Aécio reconheceu semelhanças físicas com o político Paulo Ventura, protagonista da série global "Brado Retumbante". "Vamos aguardar o final da trama", brincou um aliado do senador.

Termostato Antes de entrar na reunião em que discutiria o programa Brasil sem Miséria, Dilma Rousseff esbarrou em seu chefe de gabinete, Giles Azevedo, manifestando preocupação com tema bem menos palpitante que a reforma ministerial: "Quero que você resolva o problema do ar-condicionado da minha sala ainda hoje".

Menos Os elogios de Sérgio Cabral a Fernando Haddad, anteontem, agitaram o PMDB. O governador foi mais enfático que Dilma na defesa do ministro, virtual oponente do peemedebista Gabriel Chalita, também ligado à educação, em São Paulo.

Faraônico Do deputado Esperidião Amin (PP-SC), sobre o colega de partido Mário Negromonte dizer que está "mais firme que as pirâmides do Egito" no Ministério das Cidades: "Ou ele tem formação arqueológica ou recebeu algum sinal do Planalto".

Carteirinha A despeito da estima de Dilma por Brizola Neto (PDT-RJ), centrais sindicais querem instalar André Figueiredo (PDT-CE), escudeiro de Carlos Lupi, no Ministério do Trabalho.

Meme eleitoral Piada que corre em Belo Horizonte, relacionando a expressão viral nas redes sociais ao desejo de Márcio Lacerda (PSB) de unir PT e PSDB em sua coalizão: "O prefeito quer apoio de todos, menos da Luíza, que está no Canadá".

Hermanos Em visita ao chanceler Antonio Patriota, ontem, Paulo Skaf detalhou ação da Fiesp para aliviar a tensão no comércio Brasil-Argentina. O dirigente receberá hoje comitiva de empresários argentinos e marcou encontro com Cristina Kirchner.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

"É apavorante ouvir Fernando Haddad lançando a ideia de reinventar São Paulo. Imagine se ele usar com a cidade a mesma técnica de reinvenção que usou para o Enem?"

DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE CULTURA, ANDREA MATARAZZO, um dos pré-candidatos do PSDB à prefeitura, sobre a declaração do ministro da Educação acerca da sua plataforma para a campanha eleitoral.

contraponto

Homenagem póstuma

Na noite em que Pedro Novais deixou o Ministério do Turismo, em setembro passado, Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) aguardava na Câmara o anúncio do novo titular da pasta. Abordado pelo prefeito de Anguera (BA), disse:
-Já resolvi o problema do seu pai, como você pediu.
Sem jeito, o prefeito Mauro Oliveira (PMDB) respondeu:
-Meu pai morreu há três meses...
O deputado peemedebista interveio:
-Se eu atenderia com ele vivo, imagine agora!

Nenhum comentário: