sexta-feira, dezembro 09, 2011

O consolo - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/12/11


Massacrada durante o ano, a oposição conseguiu uma vitória no Senado, ao retirar do texto da emenda 29 o artigo que criava a Contribuição Social da Saúde. O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), costurou o apoio do presidente do PP, Francisco Dornelles (RJ), e do reticente líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). A votação não foi um embate governo x oposição. "Pelo menos marcamos um gol. Perdemos de dez a um, e nem podemos dizer que o juiz roubou", resume Demóstenes.

Gleisi e o Pateta na operação de guerra
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), suplente da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), estava na Disney e não queria voltar para votar a prorrogação da DRU. Ela ficou indignada e disparou: "Então você fica aí com o Pateta que eu vou reassumir. O ofício já está pronto". Souza voltou. No caso do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), recuperando-se de cirurgia cardíaca, o governo praticamente obrigou sua suplente, Ivonete Dantas (PMDB-RN), a assumir. "Estou em Caicó. Vai demorar para eu chegar aí", disse Ivonete. O governo insistiu e cobrou seus documentos para a posse. "Está encaixotado. Estou de mudança", argumentou a suplente. Não teve jeito. Viajou, assumiu e votou.

Sob nova direção
Em nome dos velhos tempos, o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), até tentou, mas a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), sua ex-correligionária, não topou assinar a emenda que atrasaria a votação da prorrogação da DRU.

Barganha
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) retirou sua assinatura da emenda da oposição à DRU depois que o governo concordou em cancelar a urgência da proposta 72/2010, que pretende acabar com a guerra fiscal entre os estados.

Ruralistas pedem apoio do ministro
Os ruralistas da Câmara abandonaram o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ontem, um grupo deles foi ao ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) pedir ajuda para convencer o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para colocar em votação na próxima semana o texto do Código Florestal aprovado no Senado. Para que ele seja aprovado, será preciso que o DEM não adote manobras protelatórias e aceite acelerar o processo.

Propaganda
No programa de TV que vai ao ar no dia 15, o DEM vai explorar os escândalos de corrupção do governo. O mote será que não se faz um Estado competitivo com corrupção, sem o capital privado e sem uma carga de impostos civilizada.

Porta fechada
A direção nacional do PV fez sondagem nos diretórios regionais sobre o retorno de Marina Silva ao partido. Mais de 60% deles se colocaram contra o retorno de Marina ao partido. Eles também querem fora os chamados marineros.

O VICE Michel Temer colocou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para conversar com a presidente Dilma sobre o episódio da Emenda 29. O governo entendeu o recado: "os acordos de votação só valem se Sarney participar da negociação".

O DEPUTADO Silvio Costa (PTB-PE) está tentando reunir apoio para derrubar o líder da bancada, Jovair Arantes (PTB-GO). A eleição será terça-feira.

A MINISTRA Ideli Salvatti (Relações Institucionais) ficou tão aliviada com a aprovação da DRU, em primeiro turno, que entrou no plenário do Senado e saiu beijando todo mundo, inclusive da oposição.

Nenhum comentário: