quinta-feira, dezembro 08, 2011

Então vamos assim - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 08/12/11


Uma combinação de fatores levou o governo a decidir encarar a votação da emenda 29 ontem no plenário do Senado. Primeiro, surgiram sinais de que seria possível derrotar, com razoável segurança, a emenda pela qual a União se veria obrigada a aplicar 10% de sua receita bruta em saúde.

Além disso, algumas demandas individuais dos parlamentares começaram a ser atendidas. Por fim, calculou-se que tirar o tema da pauta seria mais custoso do que tentar liquidar o assunto. Pela manhã, pouco antes de evento no Planalto, Dilma Rousseff teve uma conversa com José Sarney (PMDB-AP).

Varejo Do adiamento da votação de projeto que reduz as alíquotas do ICMS sobre bens e serviços importados em operações interestaduais à negociação sobre o comando do Postalis, rolou um pouco de tudo no esforço para evitar surpresas durante a votação da emenda 29.

Entre nós Cheios de pedidos que esperam ver atendidos em troca da votação da DRU, Ivo Cassol (PP-RO), Clésio Andrade (PR-MG) e Zezé Perrella (PDT-MG) foram chamados ao "confessionário" mantido pela ministra Ideli Salvatti no gabinete da liderança do governo no Senado.

Sem quórum 1 No lançamento do plano de combate ao crack, faltaram governadores e prefeitos de praças onde estão as maiores "cracolândias" do país, como São Paulo, Rio, Recife e Brasília.

Sem quórum 2 Em contraste com o governo Lula, quando os eventos eram para lá de disputados, ontem também deputados e senadores eram poucos no Planalto. O programa foi promessa de campanha de Dilma.

Posto avançado Como parte do Plano Estratégico de Fronteiras, o Ministério da Justiça assina hoje termos de adesão com 11 Estados. R$ 35 milhões serão destinados a 68 municípios considerados "vulneráveis".

Aqui não O vice-prefeito de BH, Roberto Carvalho (PT), descarta o "fogo amigo" como origem das acusações a Fernando Pimentel: "Foi inimigo mesmo". Ele lembra que, quando da queda de Antonio Palocci, o presidente municipal do PSDB, João Leite, sugeriu publicamente que fossem investigadas também as consultorias do ministro do Desenvolvimento.

Dose dupla Sem votos para levar integrantes da administração de Gilberto Kassab (PSD) à Câmara paulistana, o PT conseguiu ontem aprovar convite aos promotores Roberto de Almeida Costa e Marcelo Daneluzzi, responsáveis pela investigação do caso Controlar. Eles falarão à Comissão de Política Urbana.

Jabuti na árvore O súbito ingresso de João Dória Jr. na lista de pré-candidatos tucanos e as três aparições do empresário ao lado de Geraldo Alckmin no intervalo de uma semana causaram desconforto geral no PSDB paulistano. A grita só não é pública porque ninguém quer encrenca com o governador.

W.O. São Paulo não enviou representante à reunião de ontem, no Rio, na qual foram discutidas contrapartidas estaduais aos investimentos do governo Dilma no Plano Nacional de Segurança da Copa de 2014.

Garagem O comitê paulista da Copa discute hoje mudanças na circulação de carros e na área de estacionamento do Itaquerão para contemplar novas exigências da Fifa. A entidade, após inspeção feita no mês passado, tornou mais rigoroso o controle de acesso ao estádio até para veículos credenciados.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

Tiroteio

"A candidatura de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo pelo PMDB é irreversível. Está blindada contra qualquer ataque especulativo."

DO SENADOR VALDIR RAUPP (RO), PRESIDENTE DO PMDB, tentando afastar a hipótese, permanentemente em discussão, de que o partido desista de lançar o deputado, aliando-se já no primeiro turno ao PT de Fernando Haddad.

Contraponto

Clube da luta

Na condição de convidado especial, o peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN) compareceu ontem a um evento organizado para homenagear todos os petistas que já lideraram a bancada do partido na Câmara, função atualmente exercida por Paulo Teixeira (SP).
Alves, que de quando em quando, à frente da bancada do PMDB, trava algum embate com o Palácio do Planalto, apontou para a fila de homenageados e brincou:
-Olhe, tudo o que eu sei sobre como brigar com o governo eu aprendi aqui!

Nenhum comentário: