quarta-feira, novembro 30, 2011

Tortura existencial - HÉLIO SCHWARTSMAN



FOLHA DE SP - 30/11/11


SÃO PAULO - Embora já tenham constituído um Estado único, entre 1958 e 1961, a Síria não é o Egito. Enquanto os militares egípcios não hesitaram muito antes de sacrificar o ex-ditador Hosni Mubarak e ceder um pouco para preservar-se no poder, seus homólogos sírios dificilmente buscarão contemporizar.
Para a elite do governo e das Forças Armadas sírias, manter-se no comando é um imperativo existencial.
O presidente Bashar Assad e a cúpula do regime são alauitas, uma minoria religiosa que constitui cerca de 12% da população síria. Isolados por séculos nas montanhas próximas a Latakia, os alauitas desenvolveram uma teologia singularmente sincrética, que reuniu elementos neoplatônicos, gnósticos, cristãos, muçulmanos e do zoroastrianismo. Eles acreditam em reencarnação e consideram Ali, o quarto califa, Deus.
A linhagem de profetas inclui as costumeiras figuras do Antigo Testamento mais Cristo e Maomé, mas também Sócrates, Platão, Galeno e pensadores persas pré-islâmicos. Celebram o Natal e bebem vinho.
Para os sunitas, há aí uma lista telefônica de heresias. Até os alauitas assumirem o poder, nos anos 60, com Hafez Assad, muçulmanos em geral nem sequer os consideravam islâmicos. Desde então, às diferenças religiosas somaram-se quatro décadas de perseguições políticas que não serão esquecidas tão facilmente. Os alauitas sabem muito bem disso e farão tudo o que estiver a seu alcance para não cair nas mãos de seus rivais. Se isso viesse a ocorrer, perderiam não apenas seus privilégios mas muito provavelmente também suas vidas.
Uma amostra de sua determinação vem do relatório da comissão da ONU chefiada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro: entre os cerca de 3.500 mortos pela repressão, contam-se 256 crianças -e outras tantas foram torturadas e estupradas.
É difícil imaginar uma solução de transição negociada para a Síria.

Nenhum comentário: