quarta-feira, novembro 30, 2011

Regime de engorda - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 30/11/11
A comissão nomeada por Marco Maia (PT-RS) para tentar resolver a encrenca em torno do espaço que o PSD terá na Câmara irá propor a criação de novos cargos para acomodar o partido de Gilberto Kassab.

A ideia, a ser apresentada amanhã a integrantes do PSD na tentativa de evitar que a disputa chegue à Justiça, é conceder à nova sigla, que já nasce como quarta maior bancada, 70 funcionários até o final de 2012 -35 deles seriam nomeados ainda em dezembro deste ano. Do total, dez vagas viriam do enxugamento de lideranças de legendas que perderam deputados, como DEM, PTB e PPS. Cerca de 60 seriam novas.

Bônus O PSD também ganharia um espaço vizinho ao do PC do B na Casa para instalar sua liderança. O novo partido teria ainda assento nas comissões permanentes.

Toma lá... A tramitação da DRU no Senado segue em curto-circuito: se um dia o governo consegue avançar um passo, no seguinte se vê obrigado a recuar outros dois.

...dá cá Enquanto isso, senadores continuam negociando seus pleitos com o Planalto até o limite do prazo da votação. Enciumados, deputados lamentam a pressa de PSD e PSB em agradar Dilma com a tramitação acelerada do texto na Câmara.

No limite 1 Quatro ministros foram escalados para uma reunião hoje na tentativa de convencer a bancada do PT a não endossar investimentos em educação superiores aos 7% do PIB previstos pelo Planalto. Atualmente, os gastos chegam a 5%, mas o relator do Plano Nacional de Educação, Angelo Vanhoni (PT-PR), quer aumentar a cota para 8%.

No limite 2 Governistas dizem que Vanhoni teria submetido sua proposta ao Planalto há mais de um mês, mas só agora, às vésperas da votação na comissão especial que trata do tema, os ministros da área foram acionados para entrar em campo.

Tela oficial A secretaria-executiva da EBC, estatal responsável pela TV Brasil, será ocupada por Sílvia Sardinha, egressa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ela foi chamada por Nelson Breve, novo presidente da EBC e também ex-Secom.

Contágio O acesso da Controlar aos dados sigilosos de motoristas de São Paulo, via Detran, incomodou Geraldo Alckmin (PSDB), até então espectador do escândalo da inspeção veicular. No governo paulista discutia-se a inclusão de cláusula de confidencialidade no convênio mantido com a gestão de Gilberto Kassab.

Prancheta De um dirigente do PSD, interessado em acordo com o PSDB para 2012 em São Paulo, analisando a aparente sinalização de Geraldo Alckmin pró-prévias tucanas: "Quando o time está sob pressão, o técnico pede um tempo. Foi apenas isso o que o governador fez".

Controlar O PSD criará uma "certificação de qualidade", obrigatória para filiados que queiram disputar cargo eletivo em 2012. Para tanto, a sigla contratou o cientista político Luiz Felipe D'Ávila, do Centro de Liderança Pública, que promoverá um curso de formação online para militantes.

Voo solo Depois de flertar com Jonas Donizete (PSB), líder nas pesquisas locais, o PSDB decidiu realizar prévias para escolher candidato próprio em Campinas. Há quatro nomes: os deputados Carlos Sampaio (federal) e Célia Leão (estadual), o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e o vereador Artur Orsi.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"O FMI vem ao governo Dilma pedir dinheiro emprestado para ajudar os países da zona do euro e tem tucano que ainda insiste em dizer que nada mudou no Brasil?"

DO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE), sobre a visita que a dirigente do Fundo, Christine Lagarde, fará à presidente na mesma semana em que José Serra afirmou que o Brasil ainda é "pequeno" no contexto econômico mundial.

contraponto

Muy amigos
Poucos minutos antes de dar posse ontem a João Capiberibe (PSB-AP), adversário ferrenho que chegou ao Senado por força de decisão do Supremo Tribunal Federal a respeito da Lei da Ficha Limpa, José Sarney (PMDB-AP) comentou com o colega Walter Pinheiro (PT-BA), que estava sentado a seu lado:

-Em outros tempos ele já foi meu aliado...

Ao que Pinheiro retrucou:

-Então vocês vão finalmente recompor a aliança. Afinal, agora fazem parte da mesma base!

Nenhum comentário: