sábado, outubro 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Um para o outro
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 08/10/11

De Gilberto Kassab e do PSD Henrique Meirelles espera um pouco da atenção que lhe foi negada por Dilma Rousseff e, em certa medida, pelo PMDB. Também espera ser, eventualmente, candidato à Prefeitura de São Paulo -mas isso não lhe foi prometido.
De Meirelles Kassab quer a grife, a folha de serviços prestados ao PT e a capacidade de atrair financiadores -atributo do ex-presidente do BC muito admirado pelos políticos. Quer ainda manter uma "reserva técnica" para o caso de não vingar aquele que hoje é seu plano A, B e C: um acordo com Geraldo Alckmin (PSDB) em torno da candidatura de Guilherme Afif.

Portador Foi o ex-governador Alberto Goldman, próximo de José Serra, quem levou a Geraldo Alckmin a proposta de aliança PSDB-PSD para a eleição municipal. "A definição pela cabeça de chapa é para o futuro, mas é importante que exista sinalização clara de manutenção da parceria. E ele [Alckmin] fez esse gesto", diz o tucano.

Premissa O acordo com Kassab implicaria ainda apoio da bancada tucana à sua gestão, tema que é objeto de controvérsia no PSDB. A direção municipal do partido deve se manifestar nos próximos dias sobre a conduta na Câmara paulistana, a partir de questionamento formal do vereador Tião Farias.

É assim? Minutos após ameaçar Alckmin no Conselho de Ética da Assembleia, anteontem, Campos Machado (PTB) agiu para travar a votação de dois projetos sobre reajuste salarial dos policiais, ambos de interesse do Bandeirantes. O petebista, padrinho do pivô do escândalo das emendas, Roque Barbiere, desmobilizou aliados para impedir quórum.

Pólvora Comentário de um tucano preocupado com o estrago da crise, que levará o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente) a se explicar aos deputados estaduais: "Ele liberou o Center Norte, mas transferiu o risco de explosão para a Assembleia".

Emissário O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, vai à sede da Fifa na próxima semana sentir se há disposição da entidade em acolher, ao menos parcialmente, a demanda brasileira pela meia-entrada nas partidas do Mundial de 2014, inclusive para estudantes.

Bilheteria "O evento será tão lucrativo que os organizadores poderão abrir mão de alguns reais", diz o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa. O petista, que esteve com Teixeira nesta semana, defende um acordo nacional que ajude o comitê local a delimitar os critérios de acesso aos estádios nos jogos.

Quem avisa... Embora o governo federal insista no discurso de que está oficialmente fora desse debate, já que a meia-entrada é regulada por leis estaduais, é certo que o lobby dos estudantes baterá à porta do Palácio do Planalto. "Prevejo um bom samba do crioulo doido nessa questão. Acho que a estudantada vai brigar", adverte o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Visitas à Folha Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Otávio Ribeiro Damaso, chefe de gabinete, Gustavo Paul e Heloíza Quadros Canassa, assessores de imprensa.

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal. Estava acompanhado de Handerson Siqueira, superintendente-adjunto de Imprensa, e Kao Martins, jornalista.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"No Rio teve seis dias de rock. Já em São Paulo nunca vai ser dia de Roque, o Barbiere, da meia-denúncia, que 'não é dedo-duro' para dizer quais colegas vendem emendas."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre o recuo do deputado estadual, que apontou em entrevista um suposto comércio paralelo de emendas na Assembleia. Ao Conselho de Ética o petebista elogiou os colegas.

contraponto

Não vai faltar


Sob 40ºC, em Presidente Prudente, o governo paulista entregava 43 carros novos para o Instituto de Terras do Estado. Quando o bispo local abençoava as viaturas, o deputado Mauro Bragato (PSDB), com base eleitoral na região, sugeriu ao religioso um milagre que fizesse os carros rodarem movidos a energia solar.
A secretária estadual de Justiça, Eloísa Arruda, entusiasmou-se com a ideia:
-Com este sol e a temperatura da cidade, vamos ter combustível em abundância o ano todo!

Nenhum comentário: