Jogada de mestre
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 08/10/11
"Esse negócio de janela (para troca de partido) é incontrolável. No PSD do Kassab cabe todo mundo” — Sérgio Guerra, presidente do PSDB e deputado (PE)
FRENTÃO. O PMDB, o PSDB, o PTB, o PR e o PP da Câmara fizeram um acordo para votar contra o projeto de reforma política. Esses partidos não aceitam o financiamento público exclusivo das campanhas nem aceitam o voto em lista, pois avaliam que ele favorece o PT. O relator da reforma, deputado Henrique Fontana (PT-RS), na foto, desabafa: “Se eu quisesse encontrar uma função para ser criticado, não poderia ter escolhido função melhor do que ser relator da reforma política.”
Conversando
O governador Sérgio Cabral ligou para o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), para tratar de royalties. A expectativa agora é que
Cabral se reúna com a comissão parlamentar que negocia um texto que passe pelo Senado e a Câmara.
Corpo fora
Agora que o ministro Mário Negromonte (Cidades) está em baixa no governo, aliados do governador Jaques Wagner (BA) dizem que
ele apenas chancelou a indicação de seu nome para o ministério, mas nunca foi seu padrinho.
Acordo para frear o PSD
DEM, PSDB, PMDB, PP e PR fecharam acordo para votar contra projeto de resolução, a ser apresentado pelo PSD, para redistribuir o espaço físico, cargos de confiança e cargos em comissões temáticas na Câmara. Hoje essa divisão é feita com base na bancada que saiu das urnas. Pelo andar da carruagem, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), vai ter que arranjar novos espaços e criar
novos cargos de confiança para atender o novo partido sem prejudicar os demais.
Comemoração
Divergências do governo com a Fifa à parte, o PT em seu site festejou a aprovação da no Estatuto da Juventude. Na manchete: “Jovens de 15 a 29 anos conquistam ampliação dos direitos”.
Funcionalismo
Do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), defendendo o aumento de 7,5% para 9% da contribuição da União para a Previdência Complementar do funcionalismo: “Hoje o Tesouro paga a conta toda. Seria irrisório frente à situação atual”.
PERGUNTA do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), no programa “Jogo do Poder”: “O Guido Mantega opina no debate dos royalties como ministro da Fazenda, que deve zelar pelo equilíbrio federativo, ou como presidente do Conselho da Petrobras?”.
O DEM perdeu para o PSD cerca de um terço de sua bancada. A perda corresponde aos que não votaram no deputado ACM Neto (DEM-BA) para líder.
O CONSELHO de Combate à Pirataria vai reunir 60 juízes, em Brasília, de 13 e 15 de outubro, para debater a aplicação da legislação que protege os direitos autorais e a propriedade intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário