segunda-feira, setembro 19, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



Aqui mando eu
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 19/09/11

O atraso no envio da Lei Geral da Copa, que chega hoje ao Congresso, deveu-se em boa medida à determinação, feita por Dilma Rousseff à Casa Civil, de que os preceitos dos estatutos vigentes no país não sucumbissem diante das exigências da Fifa, já detalhadas nas 570 páginas do Caderno de Encargos.
O Planalto quis evitar, na redação do texto, transmitir a ideia de risco ao ordenamento jurídico para satisfazer a entidade máxima do futebol. Em privado, a presidente evoca positivamente a experiência da alemã Angela Merkel, que teria sido mais dura do que os sul-africanos nas tratativas com o comitê organizador.

Onde pega A meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos e a reserva de acomodações especiais para este público, previstas no Estatuto do Idoso, preocupam Dilma. Em questões como o percentual de assentos destinados a deficientes, há contradição entre o que pretende a Fifa e os códigos do país.

Gatilho Quem acompanha a novela de perto afirma: só mesmo se quiser arruinar de vez suas relações com Dilma o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, leva Henrique Meirelles para o projeto Copa. O ex-presidente do BC está, por enquanto, à frente do conselho da APO (Autoridade Pública Olímpica).

Vai ficando 1 Cerca de três meses depois de o escândalo no Ministério dos Transportes ter derrubado José Francisco das Neves do comando da Valec, a estatal ferroviária continua a ser tocada em caráter interino por Antonio Felipe Sanchez da Costa, ex-diretor administrativo.

Vai ficando 2 A demora de Dilma em encontrar uma solução definitiva para esse posto faz a alegria de José Sarney (PMDB-AP). Quem conhece a rotina da Valec explica: apesar da presença formal do interino, a estatal está de fato nas mãos de Luiz Carlos Oliveira Machado, diretor de Engenharia indicado pelo presidente do Senado.

Escorregadio A Comissão de Transportes da Assembleia vai convocar representantes da Ecovias e da agência reguladora do setor para explicar supostas falhas no socorro às vítimas e a demora na remoção dos veículos envolvidos no engavetamento que matou uma pessoa e feriu 51 quinta-feira passada no sistema Anchieta-Imigrantes. O pedido é do tucano Orlando Morando, que tem base eleitoral no ABC.

Para entender Mentor do projeto que retira do gabinete do secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança) a Corregedoria da Polícia Civil, Campos Machado (PTB) sabe que o texto será derrotado, mas irá até o fim com a votação, ora suspensa na Assembleia, para cumprir seu compromisso com os delegados, base que lhe é fiel. A matéria voltará à pauta em outubro.

Veja bem O presidente do PSDB paulista, Pedro Tobias, afirma que, a despeito de reconhecer méritos e atributos no secretário Bruno Covas (Meio Ambiente), é defensor das prévias para a escolha do candidato tucano à prefeitura da capital.

Calendário 1 Na regulamentação da consulta interna, a direção estadual do PSDB promoverá ajustes em resolução baixada neste ano, que definiu 31 de março de 2012 como data-limite para a realização da prévia. Agora, será eliminada a menção a 1º de janeiro como marco inicial do processo.

Calendário 2 A providência atende a reivindicação de três dos quatro postulantes à vaga, que entendem ser mais adequado definir o candidato ainda em 2011.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Só mesmo o repasse de R$ 3 bi federais a obras viárias em São Paulo é capaz de levar Geraldo Alckmin a convidar representantes do PT para a assinatura do contrato".
DO LÍDER DA BANCADA PETISTA NA ASSEMBLEIA, ENIO TATTO, demonstrando o desconforto da seção paulista do partido com a temporada de troca de gentilezas entre o governador tucano e a presidente Dilma Rousseff.

contraponto

Perguntar não ofende


Na CCJ do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) insistia para que fosse encerrada a votação de todos os projetos de reforma política ali em debate. Após darem cabo de vários temas polêmicos, os parlamentares se viram diante de um novo texto, cujo conteúdo lhes pareceu confuso. Antonio Carlos Valadares (PSB-PE) pediu vistas.
-Vistas concedidas. E assim não vamos terminar a reforma política hoje!- protestou Eunício.
Valadares retrucou:
-Mas que reforma política foi feita nesta Casa?

Nenhum comentário: