sexta-feira, agosto 26, 2011

ILIMAR FRANCO - José Pimentel


José Pimentel
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 26/08/11

A presidente Dilma Rousseff tem preferência pelo nome do senador José Pimentel (PT-CE) para substituir o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) na liderança do governo no Congresso. Como a presidente não quer problemas com o PMDB, isso ainda precisa ser negociado com o partido, que tem dois nomes para o posto: o deputado Marcelo Castro (PI) e o senador Eduardo Braga (AM).

Governo Dilma quer ganhar tempo

O governo quer vincular a votação da distribuição dos royalties do petróleo com a negociação da regulamentação da emenda 29, que define patamares mínimos de gastos na Saúde; o fim da guerra fiscal; e novos critérios de partilha do Fundo de Participação dos Estados. A presidente Dilma argumenta que os estados que saírem perdendo em cada uma dessas questões vão querer ser compensados pela União, mas que a fonte de recursos é uma só: o Tesouro Nacional. “Os governadores vão querer que eu pague a conta”, tem repetido a
presidente. A emenda 29 e os royalties estão pautados para setembro no Congresso.

"A unidade (do PMDB) não pode beneficiar só alguns, tem que trazer benefícios para todo mundo” — Geddel Vieira Lima, vice-presidente de Pessoa Jurídica da CEF

FLERTE. O ex-presidente Lula conversou ontem, por duas horas, no Instituto Lula, com o pré-candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo, deputado Gabriel Chalita. O encontro teve o objetivo de manter os canais abertos. Na conversa, Lula reafirmou que, no PT, o melhor candidato é o ministro Fernando Haddad (Educação). O ex-presidente quer que o PT da capital decida quem será o candidato até o final deste ano.

Mata Atlântica

A presidente Dilma afirmou, em reunião com o PV, que, em um segundo momento, a intenção é expandir o Bolsa Verde para a Mata Atlântica. O benefício é de R$ 300, por trimestre, para as famílias que preservarem a Amazônia.

Ficha suja

Os senadores Pedro Taques (MT), Cristovam Buarque (DF) e o deputado Reguffe (DF) tentam barrar a entrada do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, no PDT. O principal argumento é que ele não seria um político ficha-limpa.

Eduardo Campos arregaça as mangas
Para eleger a mãe, a líder do PSB na Câmara, Ana Arraes, para ministra do TCU, o governador Eduardo Campos (PE) já esteve em quatro estados. Em um deles, Sergipe, o governador petista Marcelo Déda reuniu toda a bancada federal de seu estado. Campos conta com a neutralidade do Planalto. Os adversários de Ana Arraes são: Átila Lins (PMDB-AM), Sérgio Carneiro (PT-BA), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Jovair Arantes (PTB-GO).

Inconformado

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, protesta: “Nossa proposta de reestruturação não tem relação com o projeto do governo FH. Ele previa a quebra do monopólio postal e o fatiamento dos Correios em várias empresas”.

Ele tem a força
Defenestrado do governo Dilma, o ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura Milton Ortolan foi resgatado da faxina pelos militares. Ele foi um dos agraciados, ontem, pelo Comando do Exército, com a Medalha do Pacificador.

 CONTRARIADO porque a oposição não queria votar ontem um crédito para as justiças do Trabalho e Eleitoral, o líder da minoria no Congresso, senador Jayme Campos (DEM-MT), explodiu: “Depois a gente sai do DEM, e vocês não sabem o porquê!”.
 O GOVERNADOR Tião Viana (PT-AC) e o senador Jorge Viana (PT-AC) não foram ao lançamento da précandidatura à prefeitura de Rio Branco da aliada Perpétua Almeida (PCdoB).
● NO SAL. O relator do processo do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) no Conselho de Ética, o tucano Fernando Francischini (PR), é delegado da PF.

Nenhum comentário: