segunda-feira, maio 30, 2011

Ligação Perigosíssima - REVISTA VEJA


Ligação Perigosíssima
REVISTA VEJA
O nome do ex-presidente Lula aparece em conversa de envolvidos em esquema de corrupção em Campinas

A reaparição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se restringiu ao noticiário político. Soube-se na semana passada que seu nome figura num documento sobre um esquema de. desvio de recursos da prefeitura de Campinas, desbaratado pelo Ministério Público paulista. A bandalha era comandada do gabinete do prefeito Hélio Santos (PDT), o Dr. Hélio. Segundo os promotores, a mulher de Santos, Rosely, orientava a cobrança de propinas em contratos da estatal municipal de saneamento, Sanasa. Seus fornecedores eram obrigados a pagar comissões de 5% a 7% do valor de cada negócio. A Justiça decretou a prisão de vinte envolvidos no esquema, incluindo o vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT). A primeira dama Rosely safou-se graças a um habeas corpus concedido onze dias antes das detenções.

Lula foi enredado no escândalo pelo empresário José Carlos Bumlai. Dono de 150000 cabeças de gado, Bumlai se tornou conhecido em 2004 ao trazer a rede de lanchonetes Burger King para o Brasil. Mas sua fortuna é mais antiga. Antes de se tornar pecuarista, ele foi um dos principais executivos da empreiteira Constran. Conheceu Lula na campanha presidencial de 2002 por intermédio do ex-governador de Mato Grosso do Sul Zeca do PT. Bumlai conquistou sua intimidade de tal forma que Lula mandou afixar no Planalto um cartaz que franqueava a Bumlai acesso atadas as dependências do palácio, conforme revelou VEJA. A permissão constrangia a presidente Dilma Rousseff, que a revogou. Agora, é a vez de Lula se ver embaraçado pelo empresário. Segundo os promotores, Bumlai intermediava negócios da Constran com a Sanasa. Em um telefonema grampeado com autorização da Justiça, o ex-presidente da Sanasa Luiz Aquino diz que Bumlai poderia fazer um acordo de delação premiada com o Ministério Público para proteger um "Lula". A menos que ele seja muito amigo de um homônimo do ex-presidente, fica claro que se trata de Luiz Inácio Lula da Silva.

Assim como Bumlai, o prefeito de Campinas, Dr. Hélio, é um amigo fiel de Lula. Até a eclosão do escândalo, o ex-presidente cogitava lançá-lo candidato a prefeito de São Paulo em 2012. Na sua primeira eleição, em 2004, Dr. Hélio se ligou a dois amigos de Bumlai, os publicitários Armando Peralta e Giovane Favieri. Essa dupla passou a frequentar prefeituras do PT depois que Lula chegou ao Planalto. Em 2003, ela apareceu no escândalo do lixo paulistano. Os promotores estão de olho nessas ligações.

Nenhum comentário: