quarta-feira, abril 27, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Lé com cré
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/04/11

No entorno de Geraldo Alckmin, firma-se a convicção de que José Serra não seria "apenas espectador" da debandada de tucanos rumo ao PSD de Gilberto Kassab. Não que se atribua ao ex-governador a coordenação de todos os movimentos em curso ou, antes disso, a elaboração de um plano para desidratar seu próprio partido. Alckmin e aliados, porém, acreditam que Serra não somente sabe mais do que aparenta sobre as negociações conduzidas pelo prefeito de São Paulo como, em pelo menos alguns casos, foi consultado e pouco ou nada fez para evitar a dissidência.

Run, Forest!
Guilherme Afif passou os últimos dias "fugindo" do palácio. Esperava sobreviver no cargo ao menos até sexta, quando anunciaria com Alckmin investimento de R$ 470 mi de uma indústria japonesa de vidros em Guaratinguetá.

Clipping 

Ontem, antes de ser chamado ao Bandeirantes, o vice dizia desconhecer a degola iminente: "Fico sabendo pela imprensa". Alckmin, por sua vez, sempre se queixou de ter sido informado pelos jornais da saída de Afif para o PSD.

Idas... 
Convidados por alckmistas a integrar a Executiva municipal do PSDB, os vereadores tucanos Adolfo Quintas e Claudinho voltaram a ser abordados por emissários de Kassab para deixar a sigla, o que elevaria a oito as baixas na bancada.

...e vindas 
Mensagem dos novos donos do PSDB paulistano aos secretários tucanos de Kassab: quem se sentir incomodado na prefeitura poderá migrar para o governo estadual. Ocorre que o maior desconforto dos secretários é com os alckmistas.

Limites 
O presidente do PSDB local, Julio Semeghini, nega a intenção de contestar o acordo que prevê apoio do partido à administração Kassab: "Acredito que nossa bancada será respeitada".

Não é por aí 1 
Na longa reunião de anteontem no Planalto, Dilma Rousseff jogou um balde de água fria no entusiasmo da Secretaria da Aviação Civil com o projeto do aeroporto cem por cento privado em Caieiras, na Grande São Paulo.

Não é por aí 2 
Lembrando das dúvidas que pairam sobre a topografia do local e a proximidade, segundo alguns excessiva, com Cumbica, a presidente sinalizou que Viracopos deve ser o foco do governo federal como terceiro aeroporto paulista.

Santinho! 

Com gripe e tudo, Dilma estava tinindo, atalhando falas, cobrando explicações e exortando ministros e demais auxiliares a examinar a situação dos principais aeroportos "in loco", e não "com os olhos da burocracia da Infraero".

Palavra mágica 
Quando alguém ponderou que haverá resistência corporativa na Infraero a muito do que o governo pretende fazer, a presidente respondeu: "Do outro lado estará toda a classe média brasileira".

Veja bem 
Do ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), sobre a precariedade das condições de trabalho na Foxconn em Shenzhen, na China: "A empresa já tem mais de 5.000 funcionários no Brasil. Ela sabe quais são as regras de produção e emprego no país".

Cuidados 
Na visita que fará amanhã ao Rio, há chance de Dilma se encontrar com José Eduardo Dutra, que se licenciou da presidência do PT para tratar da saúde. Anteontem, Lula procurou tranquilizá-lo. Disse que viajará pelo país "a serviço" do partido.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Feldman está colhendo o que plantou em 2008, quando traiu o partido e Alckmin. Sua raiva ao sair do PSDB é choro de viúva. Um derrotado nas urnas atacando um vencedor."
DE ORLANDO MORANDO, LÍDER TUCANO NA ASSEMBLEIA, sobre o secretário municipal Walter Feldman, que responsabiliza o governador pela crise da sigla.

contraponto

Ladeira acima

Na tentativa de chamar a atenção de Dilma Rousseff com protestos em Brasília, integrantes de associação de ex-funcionários da Aeronáutica empurravam ontem o ônibus que os levara até o Planalto. Alguns reconheceram Alexandre Padilha (Saúde), que passava pelo local, e pediram sua interferência para serem recebidos pela presidente. O ministro se justificou:
-Mas não estou mais nas Relações Institucionais...
Um dos manifestantes logo sugeriu:
-Então pelo menos nos ajude a empurrar o ônibus!

Nenhum comentário: