quarta-feira, abril 27, 2011

ANCELMO GÓIS - Baú de ossos


Baú de ossos
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 27/04/11

Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, depois de adquirir os direitos de publicação da obra de Drummond, fechou com a família de Pedro Nava e a Ateliê, editora do grande memorialista. Vai republicar os sete volumes de suas memórias. 

Ouvir estrelas
O acadêmico Evanildo Bechara chegou da China impressionado com o investimento no ensino de português nas escolas e nas universidades de Macau: — Ouvi chineses recitarem Olavo Bilac sem sotaque, com apenas um mês de aulas.

Lembrai-vos do Japão
Só agora se soube. Dia 30 de dezembro, em suas últimas horas no poder, Lula assinou medida provisória que deu total isenção fiscal à importação de equipamentos da indústria nuclear. Um craque no assunto diz que o texto “embola um monte de coisas juntas e tem tanto maldades quanto bondades”. 

É grave a crise 
O controle de gastos não poupou nem a primeira reunião de Dilma com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Com Lula lá, eram servidos café, sucos, bolos, salgados... Ontem, babau, nem café teve. 

Assessor sofre
Depois de Dilma criticar seus assessores numa reunião com governadores do Nordeste por errarem o nome de uma cidade, ontem foi Guido Mantega. Ao apresentar um gráfico sobre a dívida externa que, por um erro, exibia o título “dívida pública”, o ministro não se conteve: “Cadê o assessor que fez isso!?”

Zéfiro, o filme
A vida de Carlos Zéfiro, famoso entre jovens dos anos 1960 e 1970 por seus quadrinhos eróticos, vai virar filme. Paulo Biscaia, que já dirige uma peça sobre Zéfiro, adaptará o roteiro para o cinema. As filmagens começam em 2012.

Gois em Westminster

Na coroação de Elizabeth II, em 1953, na Abadia de Westminster, perguntaram ao escritor inglês Noël Coward quem era o baixinho que acompanhava a rainha de Tonga: — Deve ser o jantar dela esta noite — respondeu. 

Em tempo...
“Jantar”, no sentido canibal. 

Sois rei 
O Museu Imperial de Petrópolis vai exibir num telão o casamento do príncipe William com Kate Middleton, sexta. Com direito à presença da família imperial brasileira. 

Réquiem da princesa 
Hoje, às 18h, na antiga Sé do Rio, a monarquia brasileira vai se reunir numa missa de réquiem em memória da princesa Tereza Teodora, neta da princesa Isabel, falecida semana passada, em Portugal, aos 91 anos.

Volta de Joãosinho

A Beija-Flor vai homenagear dois maranhenses em seu enredo sobre o estado de Sarney. Desfilarão pela escola Alcione e seu maior carnavalesco em todos os tempos, Joãosinho Trinta, que deixou a Beija-Flor em 1992 e, hoje, vive novamente em São Luís, onde nasceu. 

Concerto dos músicos
Da pianista Cristina Ortiz, explicando por que vai participar da apresentação dos ex-músicos da OSB, sábado, no Rio: — Nunca na vida me posicionei politicamente. Mas sou música e não é justo que músicos sejam encurralados. A música é mais forte do que todos nós.

Abdias merece
O Sindicato dos Jornalistas do Rio lançará, dia 10 de maio, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias do Nascimento, justa homenagem ao brasileiro de 97 anos, coleguinha com registro de 1947 e um dos maiores líderes da luta contra o racismo no país. 

Festa do livro
Dilma vem à 15a- Bienal do Livro, no Rio, em setembro. 

Hotel Fla 
O Flamengo tem um projeto para transformar sua sede do Morro da Viúva em hotel. A proposta está na mesa de Eike Sempre Ele Batista. 

Ah, bom! 
Ontem à noite, a Rioluz, estatal carioca da iluminação pública, mandou aos jornais um comunicado, acredite, dizendo que vários trechos do Centro do Rio estavam... “sem luz por falta de energia elétrica”.

Nenhum comentário: