quarta-feira, abril 27, 2011

FERNANDO DE BARROS E SILVA - Maçaranduba no Senado


Maçaranduba no Senado
FERNANDO DE BARROS E SILVA

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/04/11
SÃO PAULO - Fico na dúvida se Roberto Requião (PMDB-PR) deveria ser encaminhado a algum posto de polícia ou ao departamento médico do Senado. Sua agressividade é crônica. Os espetáculos de truculência que protagoniza são recorrentes.
O senador arrancou o gravador das mãos de um repórter que insistia em saber se ele abriria mão da aposentadoria que recebe como ex-governador (R$ 24.117). Ao tomar o aparelho, Requião ainda ameaçou: "Já pensou em apanhar, rapaz?".
Isso se deu no plenário do Senado. Logo a seguir, pelo Twitter, Requião fez a apologia da própria delinquência: "Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa, vou deletá-lo".
O senador aceitou devolver o objeto que havia subtraído à força do jornalista só depois que a direção da rádio Bandeirantes acionou seu gabinete. Mas devolveu sem o cartão de memória. Foi preciso que a Secretaria de Comunicação do Senado intercedesse para que Requião entregasse o cartão -com a entrevista devidamente apagada.
Diante desse enredo de filme de gângster, José Sarney conseguiu ser fleumático: "Requião é um cavalheiro". Além de minimizar o episódio, o presidente do Senado rendeu homenagem à figura do machão brasileiro, gentil ou brutal de acordo com seus caprichos.
Procurada pela vítima, a Polícia Legislativa alegou não ter competência para cuidar do caso. A Casa também não tem corregedor desde a morte de Romeu Tuma. O Senado de Sarney e Requião se vê em avançado processo de sucupirização.
Ontem, de volta à tribuna, o senador disse ser vítima do "bullying de uma imprensa às vezes provocadora e muitas vezes irresponsável". Nem sempre ele usou a boca para se expressar. Em 2004, torceu o dedo de um repórter com quem se irritou.
Espera-se que desta vez o Senado tome alguma providência para punir o Maçaranduba do Paraná. Caso contrário, seus acessos coléricos podem ser incorporados ao cardápio de atrações do Circo do Sarney.

Nenhum comentário: