quarta-feira, abril 27, 2011

ILIMAR FRANCO - Fusão é balela


Fusão é balela 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 27/04/11

As direções do PSDB e do DEM não farão qualquer fusão. Se fizessem, estariam escancarando uma janela, maior que a do PSD, para aqueles que quiserem abandoná-los. Pela lei, quem for contra uma fusão está liberado para procurar outro partido. Na oposição, calcula-se que, se isso ocorresse, ela perderia um terço de vereadores e prefeitos. Por isso, dizem: os que defendem a fusão, como o governador Raimundo Colombo (SC), estão propondo, de fato, é a implosão da oposição.

Bancos públicos e microcrédito
Os bancos públicos federais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia) estão sendo duramente cobrados pela presidente Dilma Rousseff a participarem do novo Plano de Combate à Miséria. O Plano será anunciado em maio, e a presidente tem feito reuniões com os dirigentes desses bancos. Dilma quer que eles criem programas de microcrédito, para
oferecer financiamento para a população mais pobre. As cúpulas dos bancos públicos resistem à adoção de programas para os mais pobres. É um cálculo de custo x benefício. O microcrédito dá muito trabalho e pouco lucro.

"Se ele não voltar, isso vai ser o imbróglio da reunião do Diretório Nacional do PT na sexta-feira” — Luiz Sérgio, ministro das Relações Institucionais, sobre a licença de saúde do presidente do PT, José Eduardo Dutra

MEU PIRÃO PRIMEIRO. Em reunião ontem com líderes da Câmara sobre o novo Código Florestal, o ministro Wagner Rossi (Agricultura), foto à direita, disse que a agricultura empresarial é “o dínamo do PIB brasileiro”. Já o ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), foto à esquerda, afirmou que a agricultura familiar é responsável por 60% dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro e por 10% do PIB.

Parceria
Membros do Conselho Econômico Europeu, que assistiam ontem à reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, fizeram sinal de aprovação quando a presidente Dilma instou os empresários a dar 25 mil bolsas para brasileiros estudarem no exterior.

Sem piloto
Foi marcada sessão do Congresso no dia 3 para votar as regras para eleição do Parlamento do Mercosul, e no dia 11 para apreciar vetos. Mas o governo ainda não tem líder no Congresso. O PT não quer no cargo o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS).

Até Suplicy quer Delúbio de volta
Para surpresa dos demais senadores petistas, Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu ontem, na reunião da bancada no Senado, a refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, pivô do escândalo do mensalão. “Na nossa Constituição não há prisão perpétua, então sou a favor da volta do Delúbio”, disse ele, que recebeu, há três semanas, um telefonema do ex-tesoureiro pedindo apoio. Delúbio está procurando todos os integrantes do Diretório Nacional. 

Lista de espera
Assessores da presidente Dilma Rousseff dizem que não faltará oportunidade para ela se encontrar com a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PSD-TO). Mas que essa conversa não será agora.

O cerco
Os dirigentes de outros partidos, que também estão sofrendo com o assédio do novo PSD, estão avaliando adotar a mesma posição do DEM e proibir coligações com o partido de Gilberto Kassab na eleição municipal do ano que vem.
 CONDIÇÃO. O deputado federal Rodrigo Garcia (DEMSP), próximo a Gilberto Kassab (PSD), ficou no Democratas com a promessa de ser candidato à prefeitura de São Paulo no ano que vem. 
 O PSB vai defender, em inserções comerciais na TV que vão ao ar a partir do dia 10, a adoção do financiamento público das campanhas eleitorais. 
● O PRESIDENTE do DEM, senador José Agripino (RN), disse que está “comovido” com a manifestação de apreço do ex-senador Jorge Bornhausen.

Nenhum comentário: