domingo, abril 24, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Inimigos íntimos
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 24/04/11

A política de alianças do PT para 2012, que começará a ser costurada na reunião do Diretório Nacional no próximo fim de semana, vai evidenciar algo que já está claro nas discussões internas: a preocupação do partido, hoje, é maior com o crescimento demasiado de aliados como PSB e PMDB do que com a oposição, enfraquecida e às voltas com sua própria divisão.
A lógica petista é simples: não ajudar a vitaminar legendas cujo engajamento no projeto de reeleição de Dilma Rousseff em 2014 é incerto. Setores do partido defenderão o desembarque de alianças em polos estratégicos como Belo Horizonte (MG), onde hoje o PSB governa com o PT na vice.

Meteorologia 

Embora seja praticamente certa a inclusão da volta de Delúbio Soares na pauta do Diretório Nacional, os partidários da causa vão sentir o clima na véspera, na Executiva, para decidir se vão em frente ou fazem um recuo estratégico.

Onde? 
Na tentativa de definir em qual faixa da nova classe média investir, o PT mira bairros em que teve recuperação com Dilma em 2010, como Vila Matilde, Santo Amaro e Pinheiros. O foco são os "batalhadores" do sociólogo Jessé de Souza.

Sem clima 
Colegas de governo avaliam que Fernando Haddad se ressente de não receber de Dilma o tratamento diferenciado que tinha de Lula. Aos mais próximos o ministro da Educação, no cargo desde julho de 2005, dá sinais de cansaço.

Quereres 

Enquanto Lula se inclina por Haddad para disputar a Prefeitura de São Paulo, há no Planalto quem acalente a ideia de uma chapa encabeçada por Gabriel Chalita (hoje no PSB, rumo ao PMDB) e complementada por um petista. O PT, porém, não abre mão de ter candidato -e não quer Haddad.

Fora 
Francisco Vidal Luna, um dos candidatos dos sonhos de Gilberto Kassab para sua sucessão, não deverá se filiar ao PSD. Ficará sem partido justamente para não alimentar as especulações de que entraria no páreo.

Fica Lula, que no passado chegou a estimular a candidatura de Miriam Belchior à Prefeitura de Santo André, agora diz que a ministra do Planejamento deve continuar no cargo e ajudar Dilma nesse início de governo.

Pula a fogueira 
Com o impasse dos restos a pagar ainda sem solução definitiva, o Planalto já lida com outro problema: a pressão dos parlamentares do Nordeste pela liberação de emendas para as festas de São João. Quase todas são da seara do Ministério do Turismo.

Cortesia 

Com aval do presidente da Assembleia paulista, Barros Munhoz (PSDB), a criação de cargos no TJ-SP, pleito da magistratura, foi votada e aprovada um dia depois da concessão de liminar que barrou CPIs patrocinadas pela base de Geraldo Alckmin. Atendido pela Casa, o tribunal apreciará o mérito da decisão.

Pegar ou largar 
Alckmin descarta devolver à Secretaria de Agricultura os programas "Bom Prato" e "Viva Leite", deslocados para a área social, como deseja o DEM, que pretende instalar Rodrigo Garcia na pasta. Tampouco cederá aos "demos" o Desenvolvimento Econômico, hoje com o vice Guilherme Afif.

Cofre 
A equipe econômica do Bandeirantes aguarda a publicação do balanço do quadrimestre para descontingenciar os recursos do Tesouro Estadual para investimentos. No custeio, a ideia é manter o cinto apertado. O bloqueio, iniciado em janeiro, foi de R$ 1,7 bilhão.com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio
"O lugar que considero mais apropriado para fazer essa CPI é numa penitenciária de segurança máxima, já que é de lá que se comandam o tráfico de drogas e de armas."
DO SENADOR DELCÍDIO AMARAL (PT-MS), sobre a proposta de Marcelo Crivella (PRB-RJ) de abertura de uma CPI das Fronteiras, que considera inadequada.

contraponto

Picadeiro

Quase três meses se passaram desde o início da legislatura, mas Tiririca (PR-SP) continua a provocar furor nos corredores da Câmara, despertando a curiosidade de visitantes e até mesmo dos colegas. Dias atrás foi a vez do deputado Raimundão (PMDB-CE) abordar o conterrâneo para tirar uma foto. Um veterano da Casa que acompanhava a cena comentou:
-Tem gente que gostaria que Tiririca tirasse a peruca do bolso e encarnasse o palhaço...

Nenhum comentário: