domingo, abril 24, 2011

ILIMAR FRANCO - Vigilância


Vigilância 
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 24/04/11

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Nelson Jobim (Defesa) decidiram unir forças e vão elaborar um plano conjunto de defesa das fronteiras brasileiras. A primeira reunião de trabalho ocorre nesta semana e terá como ponto de partida uma proposta elaborada pela Justiça. A intenção é integrar a Polícia Federal, o Exército, a Marinha, a Aeronáutica e a Polícia Rodoviária Federal. “Não dá para enfrentar o tráfico de drogas sem integrar. Precisamos unir esforços”, resume Cardozo.

Partidos querem dar o troco no PSD
A aprovação de lei proibindo as coligações nas eleições proporcionais (para deputados federais, estaduais e vereadores) está unindo os partidos que estão sendo desfalcados pelo novo PSD. Ocorre que o novo partido não terá tempo de televisão e nem recursos do Fundo Partidário. Seus candidatos nas eleições municipais só terão acesso à TV se usarem o tempo dos partidos coligados. Nas eleições para o Executivo, um partido sempre poderá negociar financeiramente seu tempo com o novo PSD. Mas, se a lei proibir as coligações nas proporcionais, os candidatos a vereador vão disputar sem direito à propaganda na TV.

"Nós levamos 20 anos para voltar ao poder e agora estamos sem futuro” — Paulo Bornhausen, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina e deputado federal (DEM)

NO INTERVALO. O presidente do Cade, Fernando Furlan, pediu para servirem seu cafezinho numa xícara com o distintivo do Internacional ao receber o presidente do Clube dos Treze, Fábio Koff, para tratar da transmissão do Campeonato Nacional pela TV. Koff, torcedor do Grêmio, emendou: “Olha, mesmo rival, tenho boas relações com a diretoria do Inter. Vou pedir a eles para mandarem um kit de camisetas do time. Mas vou pedir camisetas brancas, porque vermelho é muito feio.”

Estocada
No Fórum Empresarial de Comandatuba (BA), o governador Jaques Wagner (PT-BA) disse, em seu discurso: “Espero que o (vice-presidente) Michel Temer tenha a luz de ajudar nos quatro ou oito anos do governo Dilma Rousseff.”

Escalpo
Após o governador Jaques Wagner vender a barba em troca de doação para o Instituto Ayrton Senna, o deputado Sarney Filho PV-MA) perguntou: “Se a barba do Wagner vale R$ 500 mil, quanto vale o bigode do (senador José) Sarney?”

A história se repete

Eleito presidente do DEM, o senador José Agripino (RN) está enfrentando o ex-presidente do PFL Jorge Bornhausen, muito ativo na formação do PSD. Esta não é a primeira vez que Bornhausen se coloca no caminho de Agripino. No governo Fernando Henrique, Agripino estava para ser nomeado ministro de Minas e Energia, mas Bornhausen pôs no cargo José Jorge. Agripino também esteve na boca para ser o vice de Geraldo Alckmin, em 2006, mas a tarefa ficou com José Jorge.

Fundadores
O PSD deve pedir seu registro ao TSE até o próximo dia 27. A expectativa é que, entre os fundadores, já constem os nomes do governador Raimundo Colombo (DEM-SC) e do deputado federal licenciado Paulo Bornhausen (DEM-SC).

Aposentado

Apesar de ser um dos principais organizadores do PSD, o exsenador Jorge Bornhausen não se filiará. Ele se mantém firme em sua disposição de se aposentar da política, embora tenha desabafado: “Estão (o DEM) me obrigando a me filiar.”

 DILMASIA. Por sugestão do anfitrião Walfrido dos Mares Guia, o governador Antonio Anastasia (MG) tirou foto ao lado da presidente Dilma Rousseff, em Santo Antonio do Leite (MG), na quinta-feira.
 MÉRITO. Um dos demais governadores estimulou a deferência: “Você inventou o Dilmasia” (o voto casado Anastasia/governador e Dilma/presidente). 
 CAMARADAGEM. A presidente Dilma Rousseff entrou na onda e, descontraída, fez o comentário: “Isso (o Dilmasia) está consolidado há muito tempo.”

Nenhum comentário: