domingo, abril 17, 2011

ILIMAR FRANCO - Mulheres


Mulheres 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 17/04/11

O TSE, os TREs e o Ministério Público Eleitoral não fizeram cumprir a lei, nas últimas eleições, no que se refere à destinação de 5% do Fundo Partidário para promover as candidaturas de mulheres, e de dar às candidatas 10% do tempo de propaganda no rádio e na TV. A ministra Iriny Lopes (Mulheres) quer que a Justiça Eleitoral corrija sua falha nas eleições municipais do ano que vem. 

Duas táticas: a do governo e a do PT
O grupo que comanda a bancada do PT na Câmara quer destituir, em plenário, o relator do Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A intenção é derrubar seu relatório e substituí-lo pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), já nomeado para negociar um acordo do PT com os demais partidos da base. O Planalto está preocupado com essa estratégia, que pode dificultar a votação da matéria. O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) diz que “alguns pretendem equivocadamente fazer um embate com o Aldo”. E acrescenta: “Não queremos
um contraponto com o relator, queremos construir uma proposta com o Aldo”.

"Vai ter uma fadiga de material. Este é o ano do governo, o nosso ainda virá. Em 2014 serão 12 anos de PT no governo” — Aécio Neves, senador (PSDB-MG)

HORA DO RECREIO. O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais), à esquerda, encontrou-se, num evento, com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), à direita. O petista carioca não perdeu a oportunidade de brincar com o fama do tucano mineiro de ficar mais no Rio do que em seu estado. Sorridente, Luiz Sérgio lascou: “Precisamos conversar. O senador de Angra dos Reis e o ministro de Angra precisam trabalhar juntos”. O oposicionista ouviu, riu e deixou para lá: “Vamos conversar”.

Uma tese
A expectativa do prefeito Gilberto Kassab é que o TSE dê um prazo de três meses para filiações ao PSD, após o tribunal conceder o registro do novo partido. Ele acredita que o registro será concedido em cerca de dois meses.

Jogo de cena

As manifestações de Luciano Coutinho (BNDES) e do ministro Fernando Pimentel sobre juros não tensionam o governo. Eles falam para seu público: os empresários. São uma espécie de José Alencar do governo Dilma.

Tucanos massageiam ego dos socialistas

O PSDB já começou a trabalhar para separar o PSB do bloco petista, tendo em vista as eleições presidenciais de 2014. Nos contatos com dirigentes socialistas, os tucanos procuram explorar o fato de o PSB ter crescido nas últimas eleições, mas não em participação no governo Dilma Rousseff. E os tucanos acreditam que está se esgotando o espaço de convivência, no mesmo campo político, do PSB com o PMDB.

Contra o tempo
O governador Renato Casagrande (ES) quer que o Exército faça as obras do Aeroporto de Vitória. Alega que uma licitação levaria a um atraso de quatro meses. Amanhã, ele trata disso com o secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Dando o troco
Do presidente do PSDB de Minas, deputado federal Marcus Pestana, sobre a previsão de que 4 mil a 8 mil trabalhadores da usina de Jirau, do PAC, serão demitidos devido à redução do ritmo da obra: “O PT está neoliberal demais”.

 ÍNDEX. Depois de ter sido vetado para a presidência de Furnas, o ex-ministro Hélio Costa foi indicado para a presidência da Embratur pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Não colou.
 CAMARADAS. Carlos de Farias (PMN), segundo suplente do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre, quer assumir e acusa o senador Aníbal Diniz (PT), que era o primeiro suplente, de estar no exercício do mandato de forma irregular.
 CELEBRIDADE. O ator Danny Glover, de “Máquina Mortífera”, vai participar do 1o- de Maio da CUT.

Nenhum comentário: